Construção do protagonismo, da liderança e do empoderamento por meio de acompanhamento psicossocial. Esse é um dos objetivos de uma capacitação social gratuita, implementada pela MRV&CO em parceria com o SESI/SENAI em Minas Gerais, que é voltada a jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. A aula inaugural do projeto foi realizada na segunda-feira (4/3), na unidade SENAI Paulo de Tarso, no Bairro Coração Eucarístico, em Belo Horizonte.
Além de BH, o projeto será realizado em Contagem, Betim, Ribeirão das Neves, Lagoa Santa, Santa Luzia, na região metropolitana, Sete Lagoas, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberaba e Uberlândia. Na capital, Betim e Contagem as aulas já começaram e as inscrições estão encerradas, enquanto em Sete Lagoas, Santa Luzia e Lagoa Santa as oportunidades estão disponíveis para os interessados, que podem se inscrever no site https://www.fiemg.com.br/noticias/projetomrvsesisenai/ e conferir todas as informações.
A iniciativa tem como propósito também o desenvolvimento de habilidades e competências, fomentando a inserção no mercado de trabalho, sobretudo nas áreas da construção civil e administrativa. O projeto contempla 27 cursos e está divido nas etapas de formação técnica, conduzida pelo SENAI, e de desenvolvimento humano, ofertado pelo SESI. Em média, os cursos terão uma duração de 200 horas e, ao final, os alunos receberão certificação emitidas pelo SESI/SENAI MG.
O gestor executivo de Sustentabilidade e Relações Institucionais da MRV & CO, José Luiz Esteves da Fonseca, destaca a parceria da empresa com o SESI/SENAI na capacitação profissional. “Hoje temos uma demanda de mão de obra qualificada para atender o setor da indústria da construção, com novas oportunidades de emprego. O que achei muito interessante é o interesse do público feminino em se qualificar para as profissões do setor de construção e isso é muito bom. Temos um segmento predominantemente masculino e várias empresas tem procurado integrar a força de trabalho feminina em seus quadros. Portanto, as mulheres têm uma grande oportunidade de empregabilidade e qualificação profissional”, acrescenta.
A gerente de Responsabilidade Social e Empresarial do SESI, Luciene Araújo, considera que o projeto em conjunto com a MRV&CO apresenta um diferencial muito valorizado pelo mercado: a capacitação socioemocional. “O curso prevê o desenvolvimento integral dos participantes por meio de habilidades e competências, que serão fundamentais para estabelecer relacionamento saudáveis, resolver conflitos, organizar a tomada de decisões e manter o equilíbrio profissional e pessoal”, afirma.
Rafael Passos
Imprensa FIEMG