O ATM Centro Cultural de Danças, parceiro da Escola de Cultura no Centro Cultural SESIMINAS BH, representará Belo Horizonte/MG na 42ª edição do Festival de Dança de Joinville — considerado o maior festival de dança do mundo, segundo o Guinness Book (2002). O evento acontece de 21 de julho a 2 de agosto de 2025, em Joinville/SC.
Sob a direção de Míriam Tomich e Renata Araújo, o ATM apresentará um trecho do consagrado ballet Don Quixote, com destaque para os bailarinos do Grupo de Formação. Com aulas diárias de Ballet Clássico e Neoclássico, o grupo se prepara intensamente para esse que é um dos maiores desafios artísticos de suas carreiras.
A trajetória do ATM no Festival já é marcada por conquistas expressivas: em 2021, o bailarino Arthur Wille foi premiado como Melhor Bailarino; em 2022, o grupo recebeu o título de Melhor Grupo.
Este ano, os holofotes se voltam para o bailarino Pedro Lopes, que dará vida a Basílio, protagonista da obra. “Acredito que seja o sonho de todo bailarino dançar um papel principal, ainda mais no Festival de Dança de Joinville”, afirma. “Por um lado, tem o prazer de dançar, de se divertir e de se realizar, mas por outro, vem a responsabilidade de carregar esse papel.”
A história encenada retrata o amor entre Basílio e Kitri, um romance proibido, pontuado por performances eletrizantes de ciganos, toureiros e o casal Espada e Mercedes — vivido por Helenilson Ferreira e Renata Gomes — que intensificam a atmosfera de paixão e bravura em cena.
Para Lorena Lorenzato, que interpreta Kitri, o papel é um desafio completo. “É superimportante e exige muito da técnica, resistência e, principalmente, do lado artístico. Foram muitos ensaios e muita dedicação. Agora, com a apresentação se aproximando, vem um turbilhão de sentimentos.”
O projeto conta com o apoio cultural da Keno Loteria e da Loteria Mineira, parceiras de longa data do grupo. Parte da equipe viajará com o apoio da ClickBus, que viabilizará essa experiência única.
“Dançar em Joinville é um daqueles sonhos que se conquista com amigos”, comenta Karlos Ronielly, produtor cultural do ATM. “Estamos muito felizes em proporcionar esse momento tão especial para nossos bailarinos.”
Fotos: AT Fotografia