Pular para o conteúdo
  • Início
  • FIEMG
  • CIEMG
  • SESI
  • SENAI
  • IEL
  • CIT
  • Início
  • FIEMG
  • CIEMG
  • SESI
  • SENAI
  • IEL
  • CIT
  • Institucional
  • Regionais
    • Regional Alto Paranaíba
    • Regional Centro Oeste
    • Regional Norte
    • Regional pontal do triangulo
    • Regional Rio Doce
    • Regional Sul
    • Regional Vale do Aço
    • Regional Vale do Jequitinhonha
    • Regional Vale do Paranaíba
    • Regional Vale do Rio Grande
    • Regional Zona da Mata
    • Sede
  • Associativismo
  • Transparência
    • SESI
    • SENAI
  • Fale Conosco
  • Institucional
  • Regionais
    • Regional Alto Paranaíba
    • Regional Centro Oeste
    • Regional Norte
    • Regional pontal do triangulo
    • Regional Rio Doce
    • Regional Sul
    • Regional Vale do Aço
    • Regional Vale do Jequitinhonha
    • Regional Vale do Paranaíba
    • Regional Vale do Rio Grande
    • Regional Zona da Mata
    • Sede
  • Associativismo
  • Transparência
    • SESI
    • SENAI
  • Fale Conosco
  • Programação
  • Cursos
  • Biblioteca
  • Orquestra
  • AudioVisual
  • Seu evento aqui
  • Fale Conosco
  • Programação
  • Cursos
  • Biblioteca
  • Orquestra
  • AudioVisual
  • Seu evento aqui
  • Fale Conosco

Início » Jovens artistas de Uberaba apresentam obras criadas após formação em artes visuais e design voltada à economia criativa, em mostra gratuita no Centro Cultural SESIMINAS Uberaba

Notícias
Arte, Centro Cultural SESIMINAS Uberaba, Galeria de Arte SESIMINAS

Jovens artistas de Uberaba apresentam obras criadas após formação em artes visuais e design voltada à economia criativa, em mostra gratuita no Centro Cultural SESIMINAS Uberaba

Por marcelagon
  • 19/01/2026
  • | 10:33 AM

A Galeria de Arte do Centro Cultural SESIMINAS Uberaba recebe, a partir de 16 de janeiro de 2026, a exposição “Cotidiano Automático”, resultado do Projeto Teia de Cores — iniciativa que amplia oportunidades de formação para jovens em Uberaba, oferecendo qualificação profissional em artes visuais e design conectada ao mercado da economia criativa.

Fruto de um percurso formativo que integrou aprendizado técnico, desenvolvimento artístico e vivência prática em ambiente de inovação, a mostra reúne trabalhos elaborados como conclusão do curso pelos alunos participantes. Ao longo do processo, os jovens tiveram contato com fundamentos estéticos, práticas de criação, planejamento de projetos, orçamentos, pesquisa de materiais e construção de identidade visual — competências essenciais para atuar em um setor dinâmico e em constante transformação.

“O SESI acredita na cultura como ferramenta concreta de desenvolvimento humano e de inserção produtiva. Ao investir na formação de jovens para a indústria da economia criativa, fortalecemos competências que dialogam com as novas demandas do mundo do trabalho — como inovação, repertório visual, pensamento crítico e capacidade de transformar ideias em projetos. O Teia de Cores é um exemplo de como educação, cultura e oportunidade podem abrir caminhos reais de futuro”, afirma Luciene Araújo, Gerente de Responsabilidade Social do SESI.

A exposição propõe ao público uma reflexão sensível e crítica sobre a rotina contemporânea — seus automatismos, repetições e a busca por sentido no cotidiano. Em cada obra, os artistas traduzem suas percepções por meio de cores, simbologias e referências culturais, articulando experiências pessoais e repertório construído durante a formação.

O Projeto Teia de Cores contou com três turmas, somando 68 jovens inscritos e 160 horas de formação. Ao final, 27 alunos concluíram o curso e desenvolveram as obras que compõem “Cotidiano Automático”.

Realizada pelo SESI Minas Gerais, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a iniciativa acontece em parceria com o SENAI Uberaba e tem patrocínio da Usina Uberaba e da Usina Santo Ângelo. A curadoria e o projeto expográfico são assinados por Edson Fernandes.

SERVIÇO | Exposição “Cotidiano Automático”

Abertura: 16 de janeiro de 2026
Visitação: até 13 de fevereiro de 2026
Local: Galeria de Arte do Centro Cultural SESIMINAS Uberaba — Praça Frei Eugênio, 231 – São Benedito
Horários:

  • Segunda e terça: 7h às 14h
  • Quarta a sexta: 7h às 18h
  • Fins de semana e feriados: conforme programação do Centro Cultural
    Entrada gratuita.

Projeto realizado pelo SESI por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Usina Uberaba e Usina Santo Ângelo.

últimas notícias

thumb_site_orquestra40anos
Orquestra SESIMINAS celebra 40 anos com show especial ao lado de grandes nomes da música
06/02/2026
Leia mais
default
Orquestra SESIMINAS divulga selecionados da Oficina de Regência 2026
27/01/2026
Leia mais
sesi-mao-brigida-campbell-exposicao-sobre-a-terra
Exposição “Sobre a Terra” propõe olhar sensível sobre arte e natureza
23/01/2026
Leia mais
Não há nenhuma notícia
Mais Notícias

Serviço de Atendimento ao Cidadão:

0800 181 8189

Ouvidoria:

0800 882 2525

Recepção Sede:

(31) 3263 4200

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta-feira das 8h às 17h
Exceto feriados nacionais e locais.

crc@fiemg.com.br

Conheça o SESI CULTURA

Fale Conosco

SAC

Intranet

Gestão 2022-2025

Trabalhe Conosco

Estatuto FIEMG

Ouvidoria

Aviso de Privacidade e
Proteção de Dados

Integridade

Manual de Marcas

Política de Segurança da Informação

Sindicatos Filiados

Calendário da Indústria

Pagamento RPA

Pagamento a Empresas

Contratações e Alienações

Cadastro Cliente/Fornecedor

Acompanhe a SESI CULTURA
Facebook Instagram
Orquestra SESIMINAS
Instagram
⤒