Uma das atrações da Minascon, principal evento da indústria da construção do estado, será o concurso A Ponte. A competição vai desafiar estudantes de técnico em edificações, arquitetura e urbanismo, engenharia civil, engenharia mecânica e de produção a projetar e construir protótipos de pontes utilizando palitos de picolé e cola branca. A participação no concurso deve ser obrigatoriamente em dupla e as inscrições podem ser realizadas neste link. O Minascon será realizado em 25 e 26 de outubro no BH Shopping, em Belo Horizonte.
“Durante a construção dos protótipos, os estudantes exercitam a aplicação de conceitos estruturais, de mecânica e resistência dos materiais, além de desenvolverem habilidades como planejamento, gestão do tempo e trabalho em equipe. O desafio também estimula a criatividade, a capacidade de inovar e de resolver problemas de forma eficiente diante de restrições de materiais e prazos”, explica o supervisor técnico do SENAI Paulo de Tarso, em Belo Horizonte, Leonardo Ribeiro.
Conforme prevê o concurso, as duplas terão um período de 12 horas para montar as estruturas, sendo proibido utilizar qualquer peça pré-fabricada. Os protótipos passarão por verificação de conformidade e pesagem e aqueles que não atenderem integralmente ao edital serão desclassificados.
Os projetos aprovados serão testados observando a capacidade de carga em relação ao seu peso e a estética. A dupla vencedora receberá R$ 5 mil e segundos lugares, R$ 2,5 mil. “O concurso proporciona aos participantes uma experiência prática que vai além da teoria aprendida em sala de aula. Eles podem desenvolver habilidades como planejamento, gestão do tempo e trabalho em equipe”, destaca Leonardo Ribeiro.
O Minascon é uma realização do Sinduscon-MG, da FIEMG e do SENAI, com apoio máster do Sebrae.
Rafael Passos
Imprensa FIEMG