De 2 a 7 de novembro, a FIEMG realiza em Xangai a Missão Internacional à China, iniciativa voltada a abrir mercados, atrair investimentos e conectar empresas mineiras a parceiros estratégicos no maior importador do mundo.
A programação inclui visitas à China International Import Expo (CIIE), considerada a maior feira de importação da China, o jantar ‘The Bearer of The Future’ e o ‘Brazil China Business Forum’, organizado pela FIEMG e com apoio institucional da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex Brasil, Confederação Nacional da Indústria (CNI), Embaixada do Brasil na China e Consulado do Brasil em Xangai.
“Vamos levar uma delegação preparada para gerar oportunidades concretas: aproximar potenciais clientes, mapear fornecedores e acessar tecnologias que impulsionem competitividade e inovação em Minas”, afirma Rebecca Macedo, gerente internacional do Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIEMG.
A missão chega à sua terceira edição com objetivos claros: fortalecer relações bilaterais, diversificar a pauta exportadora e agregar valor aos produtos brasileiros em um mercado marcado por alta demanda e crescente poder de consumo.
O contexto reforça a relevância da agenda: em 2024, a China respondeu por 28% das exportações brasileiras e por 41,4% do superávit comercial, com predominância de commodities como soja, petróleo bruto e ferro — cenário que abre espaço para bens industrializados e soluções tecnológicas.
A Missão Internacional à China é realizada pela FIEMG e tem patrocínio máster da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), patrocínio ouro da Vale, patrocínio prata da Anglo American e patrocínio bronze da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e da Construtora Barbosa Mello.
Thaís Mota
Imprensa FIEMG