Com o objetivo de conscientização da iniciativa privada acerca da importância do desenvolvimento sustentável, o programa Aliança Ambiental Estratégica foi apresentado para empresas na última segunda-feira (18/3), durante evento virtual que marcou a abertura da Semana da Água 2024, do governo de Minas Gerais.
Iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), o programa Aliança Ambiental Estratégica tem como objetivo reconhecer empresas que desejam contribuir voluntariamente com o desenvolvimento sustentável em Minas Gerais, através da implementação de projetos socioambientais.
Realizada pela Diretoria de Projetos Ambientais e Instrumentos Econômicos da Semad e o IEL, a apresentação virtual mostrou as diretrizes do programa e os benefícios para as empresas, além de esclarecer as eventuais dúvidas referentes à adesão dos interessados.
“A Aliança Ambiental Estratégica é uma parceria do governo de Minas com a indústria, a partir da Semad e do IEL. O foco é em projetos voluntários que vão para além das obrigações legais”, definiu a diretora de Projetos Ambientais e Instrumentos Econômicos (DPAI) da Semad, Fabiana Moreira.
A Aliança Ambiental Estratégica leva em consideração a agenda ESG (Environmental, Social and Governance), sigla que se refere a práticas ambientais, sociais e de governança corporativa. Esse termo tornou-se uma forma de se referir ao que empresas e entidades estão fazendo para serem socialmente responsáveis, ambientalmente sustentáveis e administradas de forma correta.
“O programa parte dessa necessidade entre os públicos, empresas e as comunidades de valorização da responsabilidade socioambiental, trazendo isso para uma esfera macro, divulgando as boas práticas realizadas em todo o Estado”, comentou o analista ambiental do IEL, Mateus Oliveira Claudino.
“Esse programa representa um marco significativo não apenas para a indústria mineira e para nossos parceiros, mas também para o cenário ambiental e de sustentabilidade em nosso Estado, pois, por meio dele, as empresas têm a oportunidade de se destacar como verdadeiros agentes de mudança em nosso Estado”, avalia a coordenadora do Núcleo de Meio Ambiental e Sustentabilidade da Gerência de Consultoria para Negócios do IEL, Kamila Vilela.
Aliança Estratégica
A Aliança Estratégica funciona por meio de fases, sendo a primeira delas a de Triagem de Elegibilidade, na qual as empresas interessadas em desenvolver ou patrocinar projetos ambientais voluntários em Minas submetem o projeto ao edital.
Em seguida, a Semad e o IEL fazem uma análise de atendimento aos critérios de adesão para seleção do projeto. Com a aprovação, a empresa assina um Termo de Investimento com o IEL/MG e recebe a Declaração de Adesão à Aliança Ambiental.
A segunda fase prevê a avaliação e o monitoramento do projeto executado pela empresa, por meio de análise documental, reuniões periódicas on-line, auditorias in loco, análise e consolidação de resultados. E, os projetos que cumprirem com o determinado pelo programa e obtiverem boa avaliação da Semad e do IEL são reconhecidas com o Selo Sustentabilidade Aliança Ambiental Semad e IEL/MG.
“Esse reconhecimento é uma propaganda, uma forma de divulgação muito importante para a empresa. Ajuda também a ampliar o relacionamento das empresas com as comunidades e os próprios órgãos públicos. Ter o aval técnico do IEL e da Semad, duas entidades de peso, com certeza, já dão muita credibilidade aos projetos”, disse Mateus Oliveira Claudino.
“Além disso, a participação na Aliança Ambiental Estratégica confere às empresas uma credibilidade inestimável. Em um mundo onde a sustentabilidade é cada vez mais valorizada, o selo de aprovação da Aliança não apenas valida os esforços das empresas em direção à responsabilidade ambiental, mas também as diferencia como líderes em seus setores”, completou Kamila Vilela.
Saiba mais sobre o programa Aliança Ambiental Estratégica clicando aqui.
Prêmio
Em novembro de 2023, o Aliança Ambiental Estratégica foi agraciado pelo prêmio Gestão Ambiental 2023, realizado pela Associação Ambiental e Cultural Zeladoria do Planeta. O programa foi reconhecido como exemplo de modernidade para o meio ambiente em Minas Gerais.
Thaís Mota*
Imprensa FIEMG
*Com informações da Agência Minas