A última reunião de 2023 da Câmara da Indústria Automotiva e Mobilidade da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) foi realizada nesta terça-feira, 5 de dezembro, na sede da entidade, em Belo Horizonte. O evento reuniu líderes do setor para debater questões cruciais para a indústria automotiva e de mobilidade.
O encontro contou com a presença do analista de tecnologia do Centro Automotivo do SENAI, Paulo Eduardo Souza, a convite do secretário da Câmara, José Ewerton, que enalteceu o trabalho do especialista. “O Paulo Eduardo vem realizando um trabalho muito efetivo em várias empresas do segmento, com o projeto da indústria 4.0, que tem tudo a ver com o esforço e o empenho dessa Câmara”, ressaltou.
Por sua vez, Paulo Eduardo agradeceu o convite e apresentou seus projetos de tecnologia e inovação voltados para a indústria automotiva. “Venho trabalhando recentemente dentro da cadeia automotiva com projetos dos quais devem ser debatidos frente aos desafios dessa quarta revolução industrial”, pontuou o analista.
O presidente do colegiado, Valentino Rizzioli, aproveitou para refletir uma necessária revolução na educação básica no Brasil. “Eu acredito muito que são os investimentos nessa área que farão com que o Brasil seja mais competitivo mundialmente”, disse o presidente do colegiado.
Rizzioli, aproveitou a última reunião, também, para provocar um debate aberto e estratégico sobre veículos elétricos, GNV (Gás Natural Veicular), novas tecnologias automotivas e o ICMS que se aplica a esses segmentos. O objetivo era buscar um padrão justo e adequado que proporcione oportunidades de crescimento para essas novas tecnologias, gerando inovação, empregabilidade e mais renda para o setor.
O evento reforçou o compromisso da Câmara da Indústria Automotiva e Mobilidade da FIEMG em promover discussões estratégicas e iniciativas que impulsionem o setor automotivo e de mobilidade em Minas Gerais, encerrando o ano com um debate produtivo e perspectivas promissoras para o futuro.
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG