Integrantes e convidados da Câmara da Indústria da Construção da FIEMG se reuniram nessa segunda-feira (16/9), na sede de Federação, em Belo Horizonte. Presidido por Geraldo Linhares, o encontro, realizado no formato híbrido, debateu assuntos relevantes para o segmento, entre eles o edital de patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), grupos de trabalho da câmara e o Minascon 2025.
O diretor de Gestão, Planejamento e Tecnologia do Crea, Antônio Humberto de Almeida, destacou a parceria do Crea com a Câmara da Construção, citando também a relevância do trabalho do conselho para assegurar legalidade da atividade técnica de engenheiros, protegendo a sociedade. Nesse contexto, Almeida considera que o edital de chamamento público para patrocínio é uma das ações da autarquia de retorno para o cidadão.
“O edital de patrocínio vai selecionar projetos que estejam alinhados com a estratégia de fortalecimento da marca do Crea e evolvam ações de interesse nas áreas de engenharia, agronomia e geociências”, explicou o gerente de Comunicação e Relações Institucionais do Crea, Lucas Morais. Já os escopos do edital são eventos nos formatos presencial, híbrido ou on-line e publicação impressa ou eletrônica. Conforme Morais, podem participar do edital pessoas jurídicas de direito público ou privado sem fins lucrativos e as etapas são credenciamento, classificação, aprovação da diretoria do Crea e assinatura do contrato.
Geraldo Linhares falou sobre o plano de diretrizes dos grupos de trabalho da câmara, bem como os objetivos e a composição deles. Legislação, fomento financeiro, impostos, engenharia solidária, qualificação da mão de obra, combate à informalidade são os temas que norteiam as ações dos grupos.
No fim da reunião, Linhares confirmou que o Minascon, o principal evento da indústria da construção mineira, será realizado em 2025, em Governador Valadares, cidade-pólo da região do Rio Doce. De acordo com Geraldo Linhares, a escolha do munícipio reforça o compromisso da FIEMG da interiorizar o Minascon, que já passou por Divinópolis, Montes Claros, Poços de Caldas e Uberlândia.
Clique aqui e veja mais fotos da reunião
Rafael Passos
Imprensa FIEMG