Alguns números do do setor automotivo em Minas foram apresentados e debatidos durante reunião da Câmara da Indústria Automotiva e Mobilidade da FIEMG, realizada nessa quinta-feira (24/8). Os dados dizem respeito à estrutura, à evolução do segmento nos últimos anos e o desempenho recente do mercado de trabalho.
Os números são de 2021 e foram extraídos da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho e Emprego, segundo disseram Amanda Fernandes e Walter Horta, analistas de Estudos Econômicos da Federação. O objetivo da apresentação, conforme os analistas, foi mostrar um panorama setorial da indústria automotiva, subsidiando o trabalho da câmara.
Cerca de 600 empresas estão instaladas em Minas Gerais e geram mais de 53 mil empregos, com uma massa salarial anual que chega a R$ 2,3 bilhões por ano. A participação do estado no Brasil em relação ao número de empresas é 10%, empregos, 12,6%, e massa salarial, 10,7%.
Entre 2020 e 2021, o valor bruto da produção industrial do segmento automotivo em Minas registrou aumento de 37,2%, totalizando R$ 40, 8 bilhões. No mesmo período, o número de empregados avançou em 4,1 mil.
“Nos últimos meses, o setor de veículos de Minas vem apresentando desempenho superior ao do Brasil, puxado pela maior produção de peças e de veículos leves Em junho de 2023 o nível de produção do setor no estado ficou 13,7% acima do patamar pré pandemia, ao passo que, no país, o nível de produção ficou 15,5% abaixo do patamar de fevereiro de 2020”, informou Horta.
Os analistas apontaram também algumas perspectivas e situações de alerta que podem influenciar o setor. No primeiro ponto estão manutenção das reformas econômicas, recomposição da renda das famílias, demanda reprimida por automóveis novos e agenda de neoindustrialização, enquanto a segunda pauta envolve o elevado nível de endividamento das famílias, taxa de juros em patamar restritivo, mudanças na Lei dos Caminhoneiros e baixo crescimento mundial.
“Eu vejo os dados como uma grande oportunidade para a gente de entender melhor o mercado, os cenários e as perspectivas. É importantes extrair informações sólidas dessa apresentação para a atuação da câmara, alinhando ações estratégicas com números confiáveis”, disse o secretário-executivo do colegiado, José Ewerton Lara, que conduziu a reunião
Rafael Passos
Imprensa FIEMG