Na manhã desta quinta-feira, durante a Assembleia Geral, que antecedeu o Encontro Minas – A Casa do Leite, o Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Estado de Minas Gerais (SILEMG), em parceria com a Tetra Pak, premiou os vencedores do Concurso de Desenho e Redação de 2024. Voltado para alunos do ensino fundamental e médio, o concurso buscou incentivar professores, alunos e pais a explorarem o valor nutricional do leite, desmistificar mitos e pseudociências, e conhecer a relevância econômica, social e cultural do setor, não apenas em Minas Gerais, mas em todo o Brasil.
Com a participação de 461 escolas e mais de 20 mil alunos, o concurso promoveu uma jornada de descobertas sobre a cadeia produtiva do leite. O presidente do SILEMG, Guilherme Abrantes, destacou a importância do concurso de redação e a responsabilidade da indústria de laticínios em fortalecer sua relação com a sociedade. “O concurso de redação é ímpar. O SILEMG não pode pensar só em defender a indústria, a gente precisa mostrar para a sociedade a relevância do nosso produto, do leite, o que ele agrega à família, o que ele representa. Estamos sempre tentando conectar o consumidor com a nossa indústria, mostrar qual é a nossa responsabilidade. Queremos ter a família próxima de nós, entendendo esse papel da indústria,” afirmou Abrantes.
Na categoria Desenho, que teve como tema “Leite e Lácteos ao Redor do Mundo”, a aluna Elisa Emanuele Teófilo, da Escola Municipal Frei Eustáquio, em Coqueiral, foi premiada com R$ 1.000, um notebook, uma bolsa térmica com produtos lácteos, além de medalha e certificado. Sua professora, Cláudia Leopoldo de Oliveira Fonseca, também foi homenageada.
Elisa Emanuele Teófilo, vencedora na categoria Desenho, contou sobre sua motivação. “Meu desenho foi inspirado pelos meus professores, pela minha família e pelos meus amigos. Eu também quis representar os derivados do leite, os transportes e tudo o que envolve o leite,” relatou.
Na categoria Redação, Maria Fernanda Vasconcelos Silva compartilhou a ideia por trás de seu texto. “Na minha redação, falei sobre como a comida está ligada à memória. Lembrei quando minha avó me dava uma balinha de caramelo todo dia e, depois, meu pai me dava leite quente antes de dormir. Comida, para mim, é algo que desperta sensações, memórias afetivas,” explicou. Ela também mencionou seus planos para o prêmio: “Vou usar o computador para estudar, pois estou indo para o ensino médio”, concluiu.
Estela Fernandes Gonçalves, também premiada na categoria Redação, falou sobre a inspiração para seu texto. “Para escrever minha redação, pensei em como o leite e o descarte das embalagens fazem parte do nosso dia a dia, até nas relações que a gente tem, para quem a gente prepara o leite. Contei um pouco da minha história com a minha avó,” relatou Estela. Com o prêmio, ela planeja investir em seus estudos e tirar a carteira de motorista: “Vou usar o prêmio para estudar na faculdade, e com o dinheiro quero tirar a carteira de motorista.”
Na categoria Redação, duas alunas foram reconhecidas: Maria Fernanda Vasconcelos Silva, do SESI Coronel Jovelino Rabelo, em Divinópolis, e Estela Fernandes Gonçalves, do SESI Hamleto Magnavacca, em Belo Horizonte, que exploraram os temas “Leite e Lácteos – Sabor e Saúde” e “Sustentabilidade – Reciclagem e Descarte Correto de Embalagens”. Ambas receberam o prêmio de R$ 1.000, um notebook, uma bolsa térmica com produtos lácteos, além de medalha e certificado.
Guilherme Abrantes também comentou sobre a assembleia anual realizada pelo sindicato, um momento para os associados discutirem as tendências do setor. “O SILEMG promove todos os anos a assembleia com a presença dos nossos associados. A preocupação de todos é a mesma: entender as tendências futuras. Temos um mercado muito volátil, então é o momento de todos se reunirem para discutir o que vai acontecer no mercado. Encerraremos o dia com uma mesa dos ‘top 10’ do mercado, pessoas que conhecem profundamente o nosso setor. É um dia muito legal, que termina com confraternização”, finalizou o presidente do SILEMG.
Veja abaixo as fotos do evento:
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG