A Associação dos Membros do Corpo Consular no Estado de Minas Gerais (AMCC-MG) promoveu na última sexta-feira (27/10) a 20ª edição da Outorga da Medalha e do Diploma do Mérito Consular 2023. Realizada na sede da FIEMG, em Belo Horizonte, a cerimônia reconheceu quatro profissionais de destacada atuação em diferentes setores econômicos do estado.
Márcia Clementino Nunes, pesquisadora da cultura culinária mineira e chef do restaurante Dona Lucinha, tradicional em BH, Roberto Luciano Fortes Fagundes, membro dos conselhos estadual e nacional de Turismo e sócio-diretor da Clan Turismo, Manoel Pereira Bernardes, CEO do grupo Manoel Bernardes, ex-consul da honorário da França e atual conselheiro do Corpo Consular, e o médico Ricardo Guimarães, oftalmologista e doutor em oftalmologia pela Faculdade de Medicina da UFMG, fundador e diretor-presidente do Hospital de Olhos de Minas Gerais e da Fundação Hospital de Olhos foram o agraciados pela associação. Conforme o seu presidente e cônsul honorário de Trinidad e Tobago, Francisco Pontello, a medalha foi criada em 2000 e evidencia “aqueles que contribuíram de maneira significativa para o Corpo Consular de Minas, bem como o desenvolvimento de Belo Horizonte, e do Brasil”.
Em seu discurso, Pontello agradeceu à FIEMG pelo trabalho conjunto a favor da internacionalização da economia mineira e destacou algumas ações da AMCC nessa direção, como a interlocução com entidades de classe imbuídas nesse propósito e a assinatura de acordos de cooperação. “Para municiar a nossa entidade de condições para efetivamente participar do desse movimento, elaboramos e aprovamos um regimento interno que, além de modernizar a nossa atuação, criou quatro diretorias temáticas, que vão propiciar agilidade e transparência aos negócios gerados pelo Corpo Consular. A diretorias são Segurança e informação, internacionalização, social e agronegócio”, acrescentou.
O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, que compôs a mesa solene, ressaltou a parceria da Federação com a associação no trabalho de internacionalização do estado em diferentes frentes de atuação e parabenizou a AMCC pela escolha dos homenageados. “A FIEMG é parceira do Corpo Consular há muitos anos, aproximando a indústria mineira de representantes de países de todos os continentes. É um trabalho fundamental para a atração de novos negócios, investimentos e geração de oportunidades dentro e fora do estado”, afirmou.
Roscoe citou ainda as recentes missões empresariais lideradas pela instituição e eventos bilaterais realizados em 2023, na capital, como Encontro Econômico Brasil-Alemanha 2023 (EEBA) e a 24ª Reunião Plenária do Conselho Empresarial Brasil-Japão (Cebraj)
O chanceler da Medalha e Diploma do Mérito Consular e cônsul honorário da Turquia, Manoel Ferreira Guimaraes Neto, expressou gratidão à FIEMG pelas inciativas de expandir comércio de Minas Gerais com outros países, fortalecendo a economia regional. Essa medalha: é o reconhecimento público daqueles entre nós que se destacam nas mais diversas atividades que aproximam e intensificam as relações entre países, povos, culturas e tantas outras facetas das atividade humana. Um prova dessa dinâmica está na constante valorização da função consular, independente de ser de carreira ou honorária.
“É importante o relacionamento com os outros países porque ninguém vive isolado. Minas e Belo Horizonte têm uma característica fundamental de agregar e atrair mais que investimento. Atrair, de fato, valores, tradições e a curiosidade internacional. Por isso, é imprescindível que haja um esforço da nossa diplomacia dita profissional. Todo esse esforço conjunto com o mundo empresarial é fundamental e inafastável para a inserção de minas dentro que há de mais moderno do mundo, com a participação em fóruns internacionais”, afirmou o orador da solenidade, Antônio Anastasia, ex-governador de Minas Gerais, ex-senador e ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).
Clique aqui e veja mais fotos do evento
Rafael Passos
Imprensa FIEMG