Na noite do seu encerramento, o maior fórum para indústria mineira recebeu o renomado comediante e empresário brasileiro, Danilo Gentili, para palestrar sobre “Empreendedorismo Criativo”. O Imersão Indústria, realizado pela FIEMG, entre os dias 23 e 26 de outubro, no Minascentro, em Belo Horizonte, reuniu uma plateia predominantemente composta por empresários do setor industrial mineiro.
Gentili iniciou sua apresentação compartilhando suas origens em Santo André, na região do ABC Paulista, destacando que, em suas próprias palavras, partiu “do nada, com zero na conta que nem existia, sem herança de família”, para trilhar e pavimentar o caminho do stand-up comedy no Brasil, até se tornar um empreendedor de sucesso. E então informou que sua palestra se concentraria em responder as dúvidas da plateia relacionadas ao empreendedorismo, deixando-os à vontade para lhe fazer perguntas pessoais também.
A primeira pergunta vinda da plateia abordou os desafios legais que Gentili enfrenta por conta de suas declarações públicas. “Quantos processos você tem por falar?”, perguntou um senhor no auditório. Então, o comediante mencionou seu estabelecimento em São Paulo, o “My F* Comedy Club“, onde exibe processos judiciais como troféus, incluindo medalhas para os comediantes mais processados e um quadro do “cancelado do mês”, que ironicamente apontou para si mesmo após criticar o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, há alguns dias. Gentili revelou que enfrenta 85 processos, três pedidos de prisão e uma condenação em primeira instância. Sobre isso, aconselhou a plateia a ressignificar a adversidade. “Use o que fazem contra você como publicidade, não se dobre, use a seu favor”, informa o palestrante.
As perguntas seguintes exploraram os vários empreendimentos de Gentili, que incluem negócios relacionados a charutos, vinhos, bar de comédia, agência de influenciadores, programa de entrevistas, stand-up comedy e muito mais. Ele também compartilhou sua recente declaração sobre o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seu início no programa CQC – Custe o Que Custar – lançado pela Rede Bandeirantes no fim dos anos 2000.
Em resumo, o comediante e empresário incentivou a plateia de empresários a se envolver em empreendimentos que genuinamente apreciem. “Engajem em negócios que vocês gostem e se coloquem no lugar dos seus consumidores, de alguma forma isso faz com que vocês evoluam”, destacando que essa abordagem é fundamental para o crescimento como empreendedores e essa é a mensagem geral que Gentili quis transmitir para o seu público no Imersão Indústria.
O Imersão Indústria é realizado pela FIEMG, com o patrocínio master da Gerdau, Herculano Mineração, ArcelorMittal, Matrix Energia e Cedro Mineração. Usiminas, Sicoob Credifiemg, Sicoob Crediminas, Gasmig, Vale e Copasa são os patrocinadores ouro. BAT, Cemig, BEMISA, Shell, os patrocinadores prata. O apoio é da Unimed-BH, (Re) Energisa, J Mendes Mineração, CMU Energia, Rede 98, Itatiaia, Rede Minas, Rádio Inconfidência, UNA e Sebrae.
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG