O que é a moda circular, qual o seu público, como está o empreendedorismo feminino hoje? Essas e outras questões foram tema de um talk show na última quinta-feira (18/4), no espaço P7 Criativo. A atividade marcou o último dia da 31ª edição do Minas Trend, em Belo Horizonte (MG).
No espaço, primeiro hub de inovação no país, convidados e especialistas na área trouxeram debateram por três dias assuntos variados, como marketing de luxo, moda digital, moda circular e empreendedorismo feminino.
O talk show sobre moda circular foi mediado pela consultora da área de moda da Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), Sâmara Merrighi, e contou com a participação de Silvia Monteiro, CEO da Isla, que é referência na criação de bolsas, e da fundadora e CEO do Brechó Peça Rara, Bruna Vasconi.
Falando para uma plateia jovem, entusiasta da moda e suas versatilidades, ambas as empresárias consideram unanimidade que a moda circular conquistou seu espaço no mercado nacional. “Sempre buscamos um produto que tem uma longevidade, que possa ser usado, reusado, que passe pra frente. Isso é moda circular”, destacou Silvia Monteiro.
Bruna Vasconi, que iniciou no ramo de brechós com o Peça Rara, há 16 anos, e hoje conta com 100 lojas espalhadas no país, observou que muitas pessoas compram pela oportunidade de adquirir algo de qualidade com menor custo benefício. Há ainda, explicou, o hábito de adquirir algo em função da responsabilidade social. “Lojas organizadas, boas oportunidades de compra e produtos bem cuidados”, destacou.
Sobre o papel do consumidor, a CEO da Isla disse que existe uma percepção da necessidade do cliente por algo novo: “o anseio das pessoas por um produto com que tenha identidade”. Já Bruna Vasconi considera o ‘relacionamento’ como a palavra de ordem: “tem que existir uma afinidade com tudo que se faz. E gostar de pessoas. Esse é o diferencial”.
Além da palestra sobre Empreendedorismo feminino e moda circular, o Varejo no futuro da inovação, estratégias em tecnologia e o avanço inédito do varejo aliado à experiência do cliente também esteve em pauta na palestra de Francine Pacheco, especialista em Estratégia de Marketing, Francine Pacheco, na última quarta-feira (17/4), no Minascentro.
Minas Trend
A 31º edição do Minas Trend reuniu mais de 120 marcas expositoras, 50 delas estreantes, com os lançamentos da temporada primavera-verão 2025. Com o tema “Onde a moda movimenta o mercado”, o evento apostou nos projetos inéditos Minas Trend Showroom, em que 19 grifes receberam os visitantes em suas sedes, e o Minas Trend Kids, com a participação de 28 grifes para crianças e adolescentes.
Essa edição do Minas Trend foi uma realização do SESI, SENAI e FIEMG, com apoio master do Sebrae Minas, patrocínio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), da Codemge, do SENAC (Sistema Fecomércio) e do Bling. Contou com apoio do Jornal Estado de Minas, UNA, IEL/MG e Consulado da Itália.