O Encontro Nacional de Automação – ENA 2024, considerado o maior evento de automação industrial do Brasil, teve início nesta quarta-feira (09/10), no Expominas, em Belo Horizonte e reuniu aproximadamente 6.000 participantes, que visitaram os mais de 70 estandes e acompanharam os painéis e palestras que debateram Inteligência Artificial, loT, Indústria 4.0, Cibersegurança, Tecnologia e Automação. O evento acontece até quinta-feira (10/10).
Na abertura do evento, o diretor industrial da Gerdau, Rafael Gamboa, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Flávio Roscoe, destacaram a relevância que o ENA vem ganhando ao longo dos anos e a importância da automação para o desenvolvimento do setor industrial mineiro.
“O maior evento de automação industrial do Brasil está em sua 4ª edição e é um orgulho e uma satisfação enorme ver o tamanho e a magnitude que o evento tomou. Começamos com cerca de 20 empresas participantes e 200 pessoas envolvidas e hoje temos praticamente 500 empresas envolvidas e mais de 6.000 inscritos, o que demonstra a importância e relevância desse evento para a nossa indústria”, disse Gamboa.
Já Roscoe ressaltou a parceria entre FIEMG e Gerdau na realização do evento e, para além dos números destacados por Gamboa, o presidente da Federação disse apostar em um crescimento ainda maior do ENA nas próximas edições. “Já estamos nessa parceria entre FIEMG e Gerdau há três edições e o ENA tem feito grande diferença para o setor. E entendo que é papel de todos nós aqui fazer com que mais empresas despertem para a importância da automação para ampliar sua competitividade e para que o Brasil possa ter uma indústria do futuro”, afirmou.
Ao longo do dia, o ENA contou com uma programação extensa de painéis e palestras, como o painel patrocinado pela Ernst & Young (EY) que tratou da “Abordagem moderna de Plano Diretor de Tecnologia Operacional (PDTO) no contexto da integração IT-OT-ET e Indústria 4.0”. Também foram realizadas, nesta quarta-feira, as palestras ‘AWS para Indústria – Simplificando a jornada de manutenção por meio da Cloud’, patrocinada pela Amazon Web Services (AWS); ‘IHM Stefanini + Gerdau apresentam como abordagens tecnológicas eficazes melhoram KPIs de eficiência operacional e ambiental’, pela IHM Stefanini; e ‘Integração IT/OT: Simplificando a convergência tecnológica’, organizada pela Rockwell.
Um dos pontos altos foi a palestra do mestre em engenharia industrial pela PUC-RJ, Fernando Arbache, convidado especial do auditório FIEMG, que falou sobre “O futuro da manufatura com a intervenção da IA Generativa”. Ele destacou a importância do letramento das pessoas em relação à Inteligência Artificial, alertando que “quem não estiver no mapa da IA terá, assim, uma restrição para usar a IA”. De acordo com a apresentação, IA Generativa é uma tecnologia inovadora que atua como uma “artista digital”, criando novos conteúdos a partir de exemplos aprendidos, combinando conhecimentos para gerar textos, imagens e músicas originais, e sempre promovendo inovação constante ao simular situações e inventar novas possibilidades.
Acesse aqui para visualizar as fotos do evento.
O ENA é realizado pela FIEMG e pela Gerdau com patrocínio máster da Amazon Web Services (AWS), IHM Stefanini, Rockwell e Ernst & Young (EY). O patrocínio ouro é da Danieli Automation, Energytech, WEG, Siemens, Westcon e Russula. Já o patrocínio prata é da Newon, Wago, TSA, Leine e Linde, Simatec, Autron, TI Safe, Convergint, TCS Industrial, Primetals, Dimensional e MPA Automação.
Ana Paula Motta e Thaís Mota
Imprensa FIEMG