A reunião do Conselho de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CEMA) da FIEMG foi realizada no dia 12 de maio, na sede da Federação, em Belo Horizonte. O encontro foi aberto por Mário Ferreira Campos Filho, presidente do Colegiado, que destacou a importância dos temas debatidos para o setor industrial, em um momento marcado por avanços e desafios na agenda ambiental.
A programação contou com a palestra “Ações Socioambientais da Anglo American na região de Conceição do Mato Dentro”, conduzida por Ísis Machado e Juliana Bedoya, da Anglo American Minério de Ferro Brasil S.A. A apresentação trouxe um panorama dos mais de R$ 898 milhões investidos desde 2007 em áreas como saúde, educação, infraestrutura, meio ambiente e cultura. Juliana focou nas iniciativas ambientais da companhia, como a restauração da bacia do Ribeirão Santo Antônio — premiada pela UNESCO —, os projetos de reuso de água no Porto do Açu, a proteção de cavernas e sítios arqueológicos e ações de preservação do patrimônio cultural local.
Em seguida, Patrícia Sena, coordenadora técnica da Gerência de Meio Ambiente da FIEMG, apresentou a Minuta de Deliberação Normativa do CERH, que trata da suspensão e cassação de outorgas de uso da água em caso de inadimplência no pagamento pela utilização dos recursos hídricos.
A 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, realizada de 6 a 9 de maio em Brasília, também foi pauta do encontro. Danielle Wanderley, advogada da Gerência de Meio Ambiente da FIEMG, compartilhou os principais temas discutidos no evento, que contou com a participação de entidades como a FIEMG e a CNI. Com o tema “Responsabilidade e compromisso de todos: políticas ambientais para garantir o futuro”, a conferência abordou questões como desmatamento zero, justiça climática, bioeconomia, transição energética e economia circular.
Outro destaque da reunião foi a apresentação da Instrução Normativa nº 19/2025, por Priscila Sette, analista ambiental da FIEMG, que trata da prevenção da introdução e controle de espécies exóticas invasoras em Unidades de Conservação federais e suas Zonas de Amortecimento.
Além das apresentações, os participantes foram atualizados sobre o andamento do PL 2.159/2021 (Lei Geral de Licenciamento Ambiental), a revisão do Plano Estadual de Recursos Hídricos de Minas Gerais, o Cadastro Ambiental Rural (CAR), as alterações da Resolução Conjunta SEMAD/IEF nº 3132/2022 e a programação do World Circular Economy Forum (WCEF), que será realizado no dia 13 a 16 de maio, Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Com foco nas estratégias para logística reversa e economia circular, o evento tem a possibilidade de participação online.
Denise Lucas
Imprensa FIEMG