O Encontro Nacional de Automação – ENA 2024, considerado o maior evento de automação industrial do Brasil, foi realizado na quarta-feira (9/10), no Expominas, em Belo Horizonte, e reuniu aproximadamente 6.000 participantes. Os visitantes puderam explorar mais de 70 estandes e acompanhar painéis e palestras que debateram temas como Inteligência Artificial, IoT, Indústria 4.0, Cibersegurança, Tecnologia e Automação.
Durante o evento, foram anunciados os vencedores do prêmio “Inova SENAI MG 2024”, uma competição estadual de tecnologia e inovação voltada para a Indústria 4.0. Participaram 181 equipes de 33 unidades do SENAI MG. O Inova SENAI é uma ação nacional direcionada a alunos, técnicos e docentes dos departamentos regionais do SENAI, com foco na captação e premiação de projetos de inovação desenvolvidos por meio de competências alinhadas às demandas da indústria e do mercado brasileiros.
Na fase estadual, 10 projetos foram finalistas, dos quais 2 eram da unidade do SENAI Ituiutaba. A equipe Guard IA destacou-se com a solução “Sistema de Identificação do Uso de EPI com Visão Computacional e Inteligência Artificial”, e a equipe IoT Energy Trek apresentou o projeto “Monitoramento Inteligente de Energia”.
O desafio Inova SENAI premiou os três melhores projetos de inovação. O SENAI Ituiutaba brilhou com a equipe Guard IA, que conquistou o 2º lugar com o projeto “Sistema de Identificação do Uso de EPI com Visão Computacional e Inteligência Artificial”. A equipe foi formada por Roberta Marques Santos e Ana Luiza Vilela Lima, sob a orientação dos instrutores Florivan Vilela de Andrade Filho e Matheus Henrique Martins.
O terceiro lugar foi conquistado pela equipe Under Pressure, do SENAI Barbacena, com o projeto “Painel Elétrico Pressurizado para Redução de Aquecimento e Aumento de Proteção Contra Umidade e Poeira”. O primeiro lugar ficou novamente com a equipe Chromática, também de Barbacena, com o projeto “Tinta à Base de Óleo de Soja Reaproveitado”.
“O SENAI cumpriu 100% sua missão, independentemente do resultado, pois o objetivo do Inova é que os alunos busquem conhecimentos extracurriculares, aplicando de forma prática o que aprendem em sala de aula”, destacou o gerente de Educação Profissional do SENAI, Ricardo Aloysio.
Os instrutores do SENAI Ituiutaba, Florivan Vilela de Andrade Filho e Matheus Henrique Martins, comemoraram a premiação, que demonstra o excelente trabalho realizado pelo SENAI Ituiutaba na região do Pontal do Triângulo. “Como orientador do projeto Guard IA, sinto um enorme orgulho do trabalho das alunas Roberta Marques Santos e Ana Luiza Vilela Lima. Desenvolver um sistema de identificação do uso de EPI com visão computacional e Inteligência Artificial e conquistar o 2º lugar no ENA é uma prova do talento e dedicação de todos os envolvidos”, afirmou Florivan Vilela.
Matheus Martins celebrou a conquista e destacou que essa vitória não apenas reflete o talento dos participantes, mas também inspira futuras gerações a buscarem soluções inovadoras que elevem a segurança e a eficiência na indústria por meio da inteligência artificial.
Dina Gonçalves – Imprensa FIEMG Pontal