Em uma cerimônia marcada por otimismo e entusiasmo, a FEMUR 2024, a maior Feira de Móveis de Minas Gerais, teve seu pontapé inicial nesta segunda-feira, 22 de janeiro. O evento aconteceu no auditório do Intersind (Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá), reunindo expositores, lojistas, imprensa e diversas lideranças políticas e empresariais. A 16ª edição, que já nasce com ares de sucesso, contou com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, acompanhado do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, e outras autoridades. A realização é do Intersind, liderado pelo presidente Aureo Calçado Barbosa, contando com o apoio da FIEMG e da Prefeitura de Ubá. A média de visitantes esperada é de 20 mil pessoas durante os quatro dias de evento.
Com um formato renovado, a feira ocorre no Pavilhão do Horto Florestal de Ubá até 25 de janeiro, e atraiu, somente em seu primeiro dia, quase 3 mil visitantes ávidos por conferir as novidades do setor. Representando a FIEMG, marcaram presença no evento o presidente da FIEMG Regional Zona da Mata e do Sindipan-JF, Heveraldo Lima de Castro; o diretor da FIEMG Regional ZM e vice-presidente do Sinduscon-JF, Aurélio Marangon Sobrinho; a assessora da presidência da FIEMG, Laila Katina; o gerente regional SESI/SENAI Humberto Rezende; e o gerente das unidades SESI/SENAI de Ubá, Cláudio Bellose.
A FEMUR 2024 promete mais uma vez ser um marco, reunindo mais de 80 expositores que apresentam uma diversidade de móveis de todos os modelos, estilos e tendências, desde armários de cozinha até móveis de escritório, passando por móveis infantis, salas e dormitórios. O evento destaca o conceito “Criado, fabricado, utilizado por pessoas” colocando o foco na criação, fabricação e uso humano dos móveis. Com o slogan “Pessoas que movem negócios”, a feira concentra-se nas pessoas que impulsionam o setor, desde a concepção até o consumo. O evento tem o propósito de ser mais do que um local de negócios; é um espaço de união e colaboração entre todos os envolvidos na cadeia produtiva.
O governador Romeu Zema elogiou a FEMUR por sua relevância na cadeia moveleira e ressaltou a importância do evento para atrair clientes em potencial, de todo o Brasil e também do exterior, promovendo a indústria local e estimulando a economia da região. Ele destacou o papel crucial da feira como um catalisador de negócios e como um impulsionador do turismo de negócios na região. “É preciso mostrar aquilo que nossa indústria produz. Então, este é o momento de fabricantes, que são centenas aqui na região, mostrarem lançamentos, novidades, inovações. Além disso, é um turismo de negócios. Eu tenho a certeza de que os hotéis devem estar lotados em toda a região. E isso gera movimentação econômica. Como governador, tenho enorme satisfação em comparecer em um evento tão importante para o estado”, destacou.
Durante a cerimônia de abertura, Aureo Barbosa apresentou as novidades do evento e agradeceu pelo apoio a mais uma edição da feira. “A FEMUR é uma das realizações mais importantes do seguimento moveleiro do Brasil. Muito obrigado a todos vocês que representam o governo de Minas Gerais, autoridades presentes, empresários, todos aqueles que acreditam e continuam acreditando no potencial do polo moveleiro de Ubá”, disse o presidente do Intersind.
O prefeito Edson Teixeira reforçou o apoio ao polo moveleiro de Ubá e região. “Temos sempre muito prazer em ver o desenvolvimento da nossa indústria, de toda a região. Ubá fica muito feliz em receber tantos empresários, tantos fornecedores, tantos clientes nesta época. Com certeza é um evento muito importante, de grande magnitude, e a presença do governador Romeu Zema só o abrilhanta ainda mais”, destacou o prefeito.
Já o presidente da FIEMG Regional ZM, Heveraldo Castro, parabenizou o Intersind por este evento que fomenta o desenvolvimento das indústrias, gerando renda para o município e cidades do entorno. “Com grande competência técnica, o Sindicato tem gerado excelentes resultados de desenvolvimento para a região, sendo que o grande diferencial do setor é a união existente entre os empresários da categoria, que lutam pela valorização do associativismo. É grande a nossa satisfação ao ver que o Polo Moveleiro de Ubá é resultado de um trabalho dedicado, que tem a participação e o apoio da FIEMG”, disse.
O subsecretário de Liberdade Econômica e Empreendedorismo de Minas Gerais, Rodrigo Melo, destacou que o ALP de Ubá se encontra em um nível máximo de maturidade. “Em breve seremos o maior do país e é com satisfação que vemos a consagração do Intersind como grande referência na realização de eventos setoriais”, disse. Já o vice-presidente da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), Irineu Munhoz, reforçou o apoio da entidade à promoção da feira e apresentou dados do setor moveleiro que demonstram a grandiosidade do Polo de Ubá. “Estamos aqui celebrando a união e o associativismo que marcam o nosso setor, assim como a força e resiliência da nossa indústria”, disse.
Destaques da FEMUR 2024
A FEMUR 2024 já mostrou resultados expressivos, superando as expectativas no primeiro dia. Com estandes padronizados que elevam a estética do evento, a feira proporciona uma experiência única para os visitantes, ressaltando a qualidade e elegância dos produtos apresentados.
Uma inovação notável nesta edição é a Rádio Intersind, que oferece programação diária, entrevistas e informações relevantes sobre o evento. Essas adições, aliadas à relevância da FEMUR, que celebra 30 anos de história no Polo Moveleiro, atraíram lojistas e profissionais do setor, consolidando esta edição como mais um sucesso.
Além da exposição, a FEMUR 2024 destaca o 5º Prêmio Design Sustentável, uma celebração do design com foco na sustentabilidade. O concurso reconhece e premia projetos que incorporam princípios sustentáveis em sua concepção. Categorias incluem artesão, estudante, indústria e profissional.
Polo Moveleiro de Ubá e Região: Uma história de sucesso e crescimento
Na abertura da feira, foi inaugurado ainda o Memorial do Polo Moveleiro de Ubá, que conta a história das indústrias da região. O Polo Moveleiro de Ubá e Região foi criado com investimentos de marceneiros e empreendedores que, com capacitação e tecnologia de ponta, desenvolveram suas empresas e contribuíram para o crescimento da cidade e região. O reconhecimento dos móveis produzidos no município e região é fruto desta credibilidade conquistada e da expansão contínua destes negócios.
O Polo moveleiro é constituído por mais de 400 empresas de móveis e é formado pelas cidades de Astolfo Dutra, Cataguases, Divinésia, Dona Euzébia, Dores do Turvo, Goianá, Guarani, Guidoval, Guiricema, Mercês, Piraúba, Rio Novo, Rio Pomba, Rodeiro, São Geraldo, São João Nepomuceno, Senador Firmino, Silveirânia, Tabuleiro, Tocantins, Ubá e Visconde do Rio Branco, gerando para esta região mais de 16 mil empregos diretos e 20 mil indiretos.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG
Colaboração: Assessoria de Comunicação do Intersind e Agência Minas