Representando a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), o presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Calçados de Nova Serrana (Sindinova), Ronaldo Lacerda, participou nesta semana de uma Missão Comercial ao Uruguai com o objetivo de promover a internacionalização de produtos mineiros.
Além dele, representantes de outras 14 empresas associadas ao Sindinova participaram da missão com o intuito de viabilizar a exportação de produtos mineiros do setor de calçados ao país. “Foi uma missão com vários agendamentos, visitas a locais comerciais, atendimentos a mais de 20 importadores”, destacou Lacerda.
A missão aconteceu entre os dias 29 e 31 de julho. No primeiro dia, a comitiva mineira participou de uma reunião de boas-vindas na Embaixada do Brasil no Uruguai. Já nos dias 30 e 31, os empresários fizeram visitas técnicas a centros comerciais de Montevidéu e rodadas de negócios na Associação Latino-Americana de Integração.
“Nós tivemos um dia junto à Embaixada brasileira no Uruguai, onde tivemos muitas informações sobre o comércio local, serviços e sobre como o país trabalha na compra de calçados dos seus importadores. Essas informações, inclusive, nos ajudaram muito nos negócios que fizemos durante a rodada”, disse.
Ainda segundo ele, alguns dos compradores presentes às rodadas de negócio ficaram surpresos com a qualidade dos produtos apresentados. “Eles ficaram bastante surpresos com a qualidade dos produtos e alguns já iniciaram os negócios no mesmo dia, e outros vão dar continuidade nos próximos dias após o envio de amostras e confirmações de preços”, afirmou. Ele concluiu ainda que todas as empresas participantes ficaram muito satisfeitas com os resultados da missão.
Thaís Mota
Imprensa FIEMG