A FIEMG recebeu, nessa segunda-feira (22/4), o embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, para uma reunião com o presidente em exercício da Federação, Bruno Melo, empresários, lideranças sindicais e representantes de entidades ligadas aos dois países. A visita foi uma iniciativa também da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais. 2024 é especial porque marca os 150 anos da chegada expressiva de imigrantes desse país em terras brasileiras em busca de novas oportunidades
“Consideramos a Itália um grande parceiro comercial e a FIEMG tem uma longa tradição de cooperação em projetos e eventos dedicados à promoção de negócios entre Minas e a Itália”, disse Bruno Melo, ao abrir a reunião, lembrando ainda da participação da indústria regional em grandes eventos de negócio no país europeu, além de vistas diplomáticas.
Em relação à balança comercial, em 2023, as exportações mineiras para a Itália somaram US$ 801,2 milhões e os produtos mais vendidos foram, predominantemente, café e pastas químicas à base de soda ou de sulfato. Na outra ponta, as importações totalizam de US$ 738,2 mi, com destaque para peças e assessórios automotivos.
Em Minas, há cerca de 250 empreendimentos italianos e ítalo-brasileiros instalados e, segundo Melo, “a presença italiana gera contribuições não somente econômicas, mas também promove a cultura e a língua do país no Brasil”.
Alessandro Cortese agradeceu à FIEMG e à Câmara de Comércio pela receptividade e afirmou que a visita fortaleceu ainda mais os laços históricos, culturais e econômicos entre mineiros e italianos. Para o embaixador, o estado tem uma economia diversificada e pujante e a relação comercial entre Minas e Itália tem como pilares a oferta de matéria-prima de origem mineral e agrícola, por exemplo, e a disponibilidade de maquinários.
Cortese disse ser a favor da aprovação do acordo Mercosul-União Europeia, entretanto ele considera que as negociações para a finalização do tratado são complexas e precisam avançar. O Brasil lidera o G 20 e a Itália, o G 7, grupo que reúne as principais economias mundiais.
A cônsul da Itália em Minas Gerais, Nicoletta Gomiero, o presidente da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais e da Câmara da Indústria Automotiva e Mobilidade da FEIMG, Valentino Rizzioli, participaram também da reunião e ambos enalteceram as oportunidades de desenvolvimento proporcionadas pelas economias dos dois países.
Clique aqui e veja mais fotos da reunião
Rafael Passos
Imprensa FIEMG