Durante a palestra Pense Simples, realizada no dia 2 de outubro no Minascentro, como parte da programação do evento Imersão Indústria, Gustavo Caetano, fundador da Sambatech, compartilhou sua visão sobre inovação. Autor do livro que leva o mesmo nome da palestra, Caetano destacou que, para empreender com agilidade e inovação, o mais importante é dar o primeiro passo.
“A inovação é de suma importância para um negócio de sucesso, mas como começar? Como saber o que fazer ou que rumo tomar?”, questionou o empreendedor, que iniciou sua jornada aos 19 anos e hoje lidera uma das empresas mais inovadoras do Brasil. Para ele, identificar pequenos problemas que precisam de solução imediata é o caminho para construir algo que impacte o mercado e transforme vidas.“O propósito de inovar é melhorar a vida das pessoas e arrumar algo que está errado”, reforçou Caetano.
Caetano também alertou que estamos vivendo momentos desafiadores, que devem ser encarados como oportunidades para crescer e inovar. “Se não começarmos a pensar diferente, vamos nos tornar dinossauros”, afirmou, mencionando grandes empresas que desapareceram por não gerarem valor, como a Nokia. A necessidade de adaptação e a busca constante pela inovação são, em segundo lugar, fatores decisivos para manter um negócio competitivo.
Durante a palestra, os participantes descobriram que inovar não é tão complexo quanto parece. Caetano destacou aspectos fundamentais para quem deseja transformar uma ideia em realidade: aprender com o fracasso, compreender o DNA inovador, adotar a simplicidade como estímulo para a inovação e não se prender ao pensamento convencional do “sempre foi assim”.
O Imersão Indústria é realizado pela FIEMG, SESI e SENAI, com patrocínio máster da ArcelorMittal, Codemge, CNI e Vale; apoio máster do SEBRAE; patrocínio ouro da Herculano Mineração, Gerdau, Eletrobras, Schneider Eletric; patrocínio prata do Sicoob Credfiemg, Copasa, CBMM, Souza Cruz/BAT Brasil, USIMINAS e Nanum Nanotecnologia; e apoio do BDMG, Localiza, Bemisa, Sambatec, FAEMG e Fecomércio.
Denise Lucas
Imprensa FIEMG