Metade da 2ª turma dos universitários Residência Industrial já está contratada pelas empresas onde eles estagiaram ao longo do programa. Esse é um dos resultados do projeto, encabeçado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e a Una, instituição que integra o Ecossistema Anima, que na sexta-feira (1/9) realizou a cerimônia de formatura dos residentes no P7 Criativo, no Centro de Belo Horizonte.
Superintendente do IEL, Gustavo Macena, em seu discurso, destacou o trabalho conjunto do instituto com a UNA, especialmente na oferta de oportunidades, vivências profissionais e qualificação aos alunos. “É uma iniciativa portadora de futuro em vocês, universitários, podem ser tornar importantes agentes de transformação”, declarou.
Na mesma direção, o diretor de operações da UNA, Eduardo França, falou que a parceria entre a instituição de ensino, a FIEMG e o IEL representa uma “ação articulada com o setor produtivo pela expansão da empregabilidade no estado e melhoria do mercado de trabalho”. De acordo com França, além do conhecimento, o programa oferece aos participantes a oportunidade de desenvolver e potencializar habilidades técnicas e comportamentais relevantes do universo laboral. Na atual edição, 30 alunos concluíram o Residência Industrial.
Escolhas que geram resultado
Gestor do programa e analista de projetos do IEL, Joyldson Gouvêa, emocionado, agradeceu aos professores e aos residentes pelo envolvimento com o projeto e considera que docentes souberam superar situações desafiadoras com sabedoria e coragem. “Durante essa jornada, vocês escolheram enfrentar desafios complexos, mergulhar em tarefas em pareciam impossíveis e trabalhar incansavelmente para superá-las. Essa determinação em abraçar o difícil os tornou mais resilientes e adaptáveis”.
Gisele de Carvalho, Suporte Tecnologias, e Mateus Rabelo, da MRS, parabenizaram aos residentes pelo desempenho e pela conclusão do programa, salientando que a iniciativa proporcionou aos universitários aprendizados, sobretudo os comportamentais, como trabalho em grupo, liderança, empatia e outros. Ambas as empresas são madrinhas do projeto.
“Ao longo de todo o curso, por meio das jornadas que foram oferecidas, podemos receber diversos conhecimentos que nos ajudaram a tornar profissionais mais empreendedores e inovadores e éticos”, revelou Thiago Sousa Vieira, aluno do curso de Engenharia e Automação e orador da turma. Todos os alunos receberam certificado de conclusão do programa.
Clique aqui e veja mais fotos do evento
Rafael Passos
Imprensa FIEMG