A Pesquisa Indicadores Industriais da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), divulgada nesta segunda-feira, 09/9, registrou uma elevação de 3,2% no faturamento da indústria mineira em julho, em relação a junho. Este é o segundo mês consecutivo de alta no indicador, impulsionado pela maior quantidade de pedidos na indústria de transformação.
Entretanto, as horas trabalhadas na produção recuaram 1,6%, reflexo de uma maior concentração de funcionários em férias durante o período. Por outro lado, o emprego teve um leve avanço de 0,3%, puxado pelas contratações na indústria extrativa mineral.
Além disso, a massa salarial real apresentou crescimento, influenciado pelo aumento no emprego e pelos pagamentos de gratificações e adiantamentos de 13º salário, fortalecendo o rendimento dos trabalhadores.
O cenário positivo deve se manter nos próximos meses, com fatores como o consumo doméstico aquecido, fortalecido pela expansão do crédito e pela estabilidade do mercado de trabalho, colaborando para o bom desempenho da indústria mineira.
Essa análise é fundamental para entender as tendências do setor e acompanhar o desenvolvimento econômico de Minas Gerais, conforme dados levantados junto a 180 empresas da indústria local.
Acesse mais detalhes da pesquisa neste link.
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG