Apesar de a China ser uma das principais parceiras comerciais do Brasil e o principal destino das exportações brasileiras, ainda há muito espaço para crescimento e diversificação da relação entre os dois países. Só em 2023, as vendas brasileiras para o país ultrapassaram, pela primeira vez, o valor de US$100 bilhões, e o comércio bilateral entre os países chegou a US$ 157,5 bilhões.
No ano passado, o Brasil foi o principal fornecedor de soja, carne bovina, celulose, milho, açúcar e carnes de aves ao país asiático. Além disso, o Brasil registrou a segunda maior participação de mercado nas vendas de minério de ferro.
Por essa razão, a Federação das Indústrias de Estado de Minas Gerais (FIEMG) organiza, pelo segundo ano consecutivo uma missão ao país, que visa apresentar aos empresários mineiros o mercado chinês, além de auxiliá-los na busca por fornecedores no país e na ampliação da presença de seus produtos no mercado internacional.
No ano passado, a Missão à China levou ao país uma delegação de 185 empresários, parlamentares e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema. Ao todo foram realizadas 15 visitas técnicas, além da participação dos empresários e integrantes da comitiva mineira na China International Import Expo (CIIE), considerada uma das dez maiores feiras multissetoriais do mundo. O saldo foram investimentos da ordem de R$800 milhões para Minas e o anúncio da instalação de unidades de quatro empresas chinesas no Estado. O sucesso foi tanto que uma nova edição da missão será realizada em novembro de 2024.
“As iniciativas de promoção comercial internacional são cruciais para apoiar as indústrias que já possuem capacidade de diversificar seu mercado e não ficar dependente apenas do mercado doméstico. Além disso, com o dólar em alta, investir em estratégias de exportação é muito vantajoso para as indústrias e as oportunidades na China são muitas”, destacou a gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIEMG, Rebecca Macedo.
Ela acrescentou ainda que “para aquelas indústrias e empresas que ainda não se sentem aptas a exportar, participar dessas missões pode ser a etapa inicial para que entendam o que precisam fazer para seu produto ser competitivo internacionalmente, e incorporem as mais novas tecnologias no seu processo de produção e inovação”.
A Missão China 2024 acontece entre os dias 04/11 e 08/11 e a programação prevê capacitações empresariais, visitas técnicas a indústrias chinesas e a participação na China International Import Expo (CIEE), considerada a maior feira de importação da China.
A iniciativa está sendo articulada pela FIEMG, no âmbito do convênio da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Apex-Brasil e Rede CIN. Com isso, representantes da indústria de outros estados brasileiros também vão compor a delegação que participará da CIEE.
Thaís Mota
Imprensa FIEMG