A 34ª edição do Minas Trend, realizada no BH Shopping entre os dias 21, 22 e 23 de outubro, apresentou um olhar de backstage à cena de estilo que conhecemos. Passando por temas como Inteligência Artificial e semiótica, além de reforçar aspectos culturais, o evento nos mostra que a moda é composta por muito mais do que vemos nas passarelas.
Com o surgimento da IA no processo criativo, o assunto não poderia ficar de fora quando falamos sobre originalidade e conceito, mas a conduta deve estar presente em todo o processo de construção “Eu comparo o surgimento da Inteligência Artificial com o surgimento da Internet. Mesmo quem não tenha interesse em utilizar, ela já faz parte do nosso cotidiano. Então busquem conhecimento a respeito e se preocupem com a questão ética da utilização”, aconselha Cristiana Leite, professora de moda e palestrante do Minas Trend.
Variedades de produtos, personalidades das marcas e oportunidades de network são alguns dos requisitos fundamentais, de acordo com alguns visitantes, para que o evento possa acontecer. Em parceria com a FIEMG, os alunos de comunicação e artes do Centro Universitário Una questionaram, desde os influenciadores mais fashions até comerciantes em busca de oportunidades de negócios, sobre o que é necessário para que o evento tenha sucesso.
Um grande destaque da programação foi a participação da Orquestra SESIMINAS, que com o Cine Concerto encerrou o primeiro dia de evento com chave de ouro. Trazendo trilhas sonoras de filmes que marcaram gerações, a orquestra ofereceu uma experiência sensorial única, conectando arte, nostalgia e arrancando emoções de quem esteve presente no local.
Mais do que apresentar tendências, o Minas Trend se consolidou como um ambiente que estimula empreendedorismo, criatividade, tendências e evidencia que a diversidade de perspectivas faz parte do seu DNA. O evento se transformou em um ponto de encontro entre públicos, profissionais e estudantes, promovendo conexões e experiências que vão muito além do modo de se vestir.
O Minas Trend é uma realização da FIEMG, por iniciativa de sua Câmara da Indústria de Insumos e Transformação do Vestuário, Calçados e Acessórios, e suas entidades SESI e SENAI, com patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e apoio máster do Sebrae Minas.
Emanuel Brandão, estudante de Jornalismo da Una/Imprensa FIEMG