Demanda por qualificação profissional do setor automotivo e pleitos do segmento de peças foram os temas de debate da reunião da Câmara da Indústria Automotiva e Mobilidade, realizada nesta terça-feira (18/6). O encontro, que ocorreu de modo virtual, foi conduzido pelo presidente do colegiado, Márcio de Lima.
Thomas Cristofaro Warrener, da diretoria de Políticas de Atração de Investimentos e Diversificação Econômica, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede), falou sobre programa de qualificação profissional Trilhas do Futuro e detalhou o mapeamento da Sede sobre demanda de mão de obra para o alinhamento das ofertas dos cursos com as necessidades do mercado.
Nesse caso, explicou Warrener, foi encaminhado para empresas e entidades representativas do setor automotivo um formulário com questionamentos a respeito de ocupações que precisa de profissional, quantidade de vagas para cada ocupação, formação necessária e previsão de contratação. “O mapeamento, combinado com a análise de indicadores e dados sobre mão de obra, servirá como fundamento para determinar a abertura de novas oportunidades de treinamento e qualificação profissional por meio de programas desenvolvidos pelo Governo de Minas”, explicou.
De acordo ainda com Warrener, 64 municípios mineiros possuem oferta de cursos relacionados ao setor automotivo, com ênfase para técnico em biocombustíveis, em manutenção automotiva e mecânica. Márcio de Lima elogiou o programa e a sua finalidade, entretanto ele destacou a necessidade de difundi-lo para um número maior de empresas, sobretudo entre os setores de recursos humanos. Segundo ele, a iniciativa é “de interesse recíproco da indústria e do governo”.
O segundo tema da reunião da câmara foi sobre alguns pleitos que o Sindipeças tem articulado e discutido para apresentar à FIEMG, com a finalidade da entidade atuar junto ao governo federal. De acordo com o diretor regional do sindicato em Minas, Fábio Sacioto, essa pauta envolve questões tributárias, energéticas, comerciais e parcerias.
Rafael Passos
Imprensa FIEMG