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Início » Representante da Nova 381 participa de reunião do Conselho de Infraestrutura da FIEMG

Notícias
Associativismo, Desenvolvimento Industrial

Representante da Nova 381 participa de reunião do Conselho de Infraestrutura da FIEMG

No encontro, foi apresentado as intervenções previstas no Plano de 100 Dias da nova concessionária para o trecho entre Caeté e Governador Valadares 

Por tmota
  • 12/02/2025
  • | 5:09 PM
Foto: Sebastião Jacinto Júnior

Em sua primeira reunião do ano de 2025, o Conselho de Infraestrutura da FIEMG recebeu na última segunda-feira (10/02) o Marcelo Boaventura, diretor da concessionária Nova 381 e diretor-presidente da 4UM, consórcio que venceu o leilão da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, e que assumiu a rodovia nos últimos dias. 

Boaventura fez uma apresentação do escopo do contrato de concessão, as obras e intervenções previstas ao longo de 30 anos e também falou sobre o cenário atual da rodovia. “Hoje, o estado atual da rodovia não é nada bom, especialmente depois das últimas chuvas. Além disso, você tem congestionamentos frequentes em razão de acidentes, ou trechos alagados, e também sofre muito com relação à sinalização vertical que está prejudicada, e também a parte de manutenção de drenagem e contenções”, disse.

O diretor-presidente da 4UM também apresentou um Plano de 100 Dias, entregue à Agência Nacional de Transportes Terrestres  (ANTT), e que prevê as ações imediatas a serem realizadas na rodovia. “Um dos pontos que será atacado nestes primeiros 100 dias é a famosa Ponte Torta, que há cerca de um mês foi bastante noticiada em razão de uma junta de dilatação que abriu por falta de manutenção. E essa abertura dá a impressão que a ponte está em risco, o que não procede, mas não deixa de estar em um estado bastante ruim de conservação. É possível perceber que o guarda-corpo da obra está prejudicado, o estado geral visual da ponte é muito ruim e necessita de uma revitalização”, disse.

Outros pontos citados por Boaventura que serão priorizados no Plano de 100 Dias é a recuperação, implantação e pintura de 300m² de guarda-corpo ao longo de diversos trechos da rodovia; limpeza das faixas e desobstrução do sistema de drenagem; sinalização vertical e horizontal da rodovia e roçada das margens das rodovias.

Ainda durante a reunião, o secretário de Estado Adjunto de Infraestrutura e Mobilidade, Pedro Calixto, e o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), Rodrigo Tavares, apresentaram os projetos de concessão em andamento no Estado e os investimentos previstos para os próximos meses e anos no Estado. “Temos o lote de concessão do Vetor Norte, a MG-010, cujo edital deve sair na próxima semana. Além disso, devemos ter a licença do Rodoanel já votada na próxima reunião do Copam (Conselho Estadual de Política Ambiental), com expectativa de início das obras ainda neste ano. E também, em termos de concessão, temos o Lote Ouro Preto, que é um gargalo histórico do Estado, e que será possível ainda esse ano a partir de um aporte de recursos do Acordo de Mariana”, disse Pedro Calixto. 

A reunião foi conduzida pelo presidente do Conselho de Infraestrutura da FIEMG, Emir Cadar Filho, que destacou a importância da concessão da BR-381 e de outras concessões que estão ocorrendo no Estado neste ano, tais como a BR-040, entre Belo Horizonte e Cristaliza (GO), e a BR-262, entre Betim e Uberaba. “2025 é um ano especial, em que a infraestrutura vai dar uma grande virada de investimentos de maneira que o que está colocado não tem volta, é flecha lançada. Os projetos que estão aqui na mesa, mais o investimento do governo que está por vir, já são uma realidade para o Estado.

Ainda em sua fala, o presidente do Conselho falou sobre a feira Infra Business Expo, que será realizada de 12 a 14 agosto deste ano, no Expominas, em Belo Horizonte. 

Veja mais fotos da reunião do Conselho de Infraestrutura da FIEMG, clicando aqui.

Thaís Mota
Imprensa FIEMG

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