Além da premiação, uma das equipes foi classificada para o World Championship, realizada em Houston, nos Estados Unidos
Três times de robótica de Escolas SESI, de Minas Gerais, foram premiados em diversas categorias na etapa nacional do Festival SESI de Educação, que aconteceu entre os dias 28 de fevereiro a 2 de março, em Brasília. Além disso, uma das equipes foi classificada para o World Championship, realizada em Houston, nos Estados Unidos.
“Estamos muito felizes com as conquistas e reconhecimentos obtidos nesta temporada nas diversas categorias. Nos enche de orgulho ver a garra e a dedicação de todas as equipes mineiras, dando sempre o melhor, independentemente de qualquer resultado, porque o espírito da robótica vai muito além de levar algum troféu para casa. Nossos competidores levam memórias inesquecíveis, laços de amizades, aprendizados, superação e muito orgulho de fazerem parte desse universo”, disse a coordenadora do Núcleo de Inovação e Tecnologias Educacionais (NITE) da Gerência de Educação Básica do SESI Minas, Mariana Souza.
Na categoria First Lego League Challenge (FLL) – em que robôs feitos com Lego precisam cumprir missões de uma mesa de desafios – a Turma do Bob (SESI Governador Valadares) ficou em 1º lugar no Prêmio Design do Robô. A equipe de Governador Valadares, bem como a Lego Bross (SESI São Gonçalo do Sapucaí), também ficaram como suplentes para eventos internacionais de robótica.
Já na categoria First Tech Challenge (FTC) – em que robôs feitos com máquinas e circuitos devem realizar tarefas em alianças – a equipe TechZeus (SESI Barbacena) ficou em 1° lugar no prêmio Capitão da Aliança vencedora e, também, foi classificada para o World Championship.
“A notícia de ter uma equipe classificada para representar o nosso país no torneio internacional em Houston foi uma feliz surpresa e tenho certeza de que eles não voltarão os mesmos, será uma jornada de crescimento técnico e pessoal, e o SESI Minas mais uma vez deixará sua marca pelo mundo”, destacou Mariana Souza.
Ainda na FTC, a TechZeus (SESI Barbacena) ficou em 2° lugar Prêmio Controle e a Starbots FTC (SESI Betim) ficou em 1° lugar Prêmio Inovação.
E na First Robotics Competition (FRC) – em que robôs de tamanho industrial demonstram suas habilidades em uma arena – a Starbots FTC também venceu o Prêmio de Qualidade do Robô.
Ao todo participaram quase 2 mil competidores e 27,8 mil visitantes passaram pela etapa nacional do Festival SESI de Educação.
Robótica em Minas
O SESI Minas vem apresentando resultados cada vez mais relevantes nas competições de robótica e acabou se tornando uma referência para outros estados. “Há mais de 10 anos nossos alunos estão envolvidos com a robótica com os recursos LEGO®, desenvolvendo habilidades técnicas, como programação e também o trabalho em equipe, estimulando a criatividade, fomentando o pensamento crítico e sendo preparados para os desafios do futuro”, disse Mariana Souza.
As habilidades STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) são desenvolvidas nas escolas, estimulando os alunos o tempo todo a buscar suas próprias soluções de acordo com as situações-problema dos seus cotidianos. E a robótica pode ajudar a melhorar a resolução desses problemas, aumentando a confiança e a autoestima dos alunos, e proporcionando experiências práticas, inovadoras e interativas de aprendizado.
“Para além dos reconhecimentos e premiações nacionais e internacionais, a robótica no SESI Minas visa entregar ao mercado alunos mais maduros e preparados para os desafios do mundo atual”, completou a coordenadora do Núcleo de Inovação e Tecnologias Educacionais (NITE) da Gerência de Educação Básica do SESI Minas.
Thaís Mota
Imprensa FIEMG