Uma indústria complementar a outra. Os resíduos de uma empresa viram insumo na produção de outra empresa.
Novas relações de fornecimento, sustentabilidade e competitividade.
Conheça os cases de empresas que aplicam a Economia Circular, a partir do Distrito Industrial a que pertencem. Clique abaixo.
ODS
Em consonância com os desafios mundiais e a agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o programa de Economia Circular alinha ações desenvolvidas a oportunidades de negócios. São contribuições rentáveis à estratégia global de sustentabilidade.
Circular e evolutivo
Economia Circular é uma evolução do Programa Mineiro de Simbiose Industrial, iniciado em 2009, que já envolveu mais de 760 empresas no estado de Minas Gerais.
Diversos tipos de materiais já foram negociados desde sua criação, como água, vapor, energia elétrica, resíduos orgânicos, plástico, vidro e metais.
De 2009 a 2015:
► foram recuperadas cerca de 140 mil toneladas de resíduos que antes iriam para aterro sanitário.
► 200 mil toneladas de recursos naturais virgens deixaram de ser utilizados.
► 90 mil toneladas de carbono deixaram de ser emitidas, e mais de 13 milhões de m³ de água foram reutilizados.
► Além disso, a reciclagem dos materiais resultou na redução de 8,7 milhões de reais em custos para as empresas participantes.
“Integrar a Rede de Economia Circular da FIEMG nos permitiu revisitar os nossos processos e encontrar oportunidades de melhoria que nos aproximaram ainda mais da nossa ambição de ter zero impacto ambiental em nossas atividades”.
Robison Morais
Diretor de Suporte à Produção da Novo Nordisk
.