Foi encerrado em setembro o Vale Challenge FIEMG Lab, programa de inovação aberta elaborado com o propósito de identificar e testar novas tecnologias para a solução dos desafios propostos pela Vale, por meio de provas de conceito (PoCs) com startups. A iniciativa, que chegou à segunda edição, teve início em novembro de 2022 e, durante esse período, os trabalhos desenvolvidos envolveram as startups DPR Engenharia, Sirros IOT e Beyond Mining.

Ao todo, o programa contemplou cinco etapas, iniciando com o detalhamento dos desafios priorizados pela Vale, captação, avaliação e seleção das soluções mais aderentes, passando pelo nivelamento técnico e comercial das propostas, encerrando com a contratação e execução da prova de conceito, fase na qual as soluções foram desenvolvidas, testadas e os resultados foram medidos e divulgados internamente.

Os desafios e as PoCs deram ênfase a dois grandes temas: redução e monitoramento da contaminação dos óleos e análise do impacto das propriedades do produto na composição do seu peso, segundo Fernanda Thebit, analista de projetos em Inovação Aberta do FIEMG Lab. As provas de conceito tiveram duração de 12 semanas, com atividades remotas e presenciais, incluindo visitas técnicas à Mina de Brucutu, da Vale, em São Gonçalo do Rio Abaixo.

“Em projetos de inovação aberta entre indústrias e startups é fundamental compreender que o valor reside no aprendizado obtido ao longo do processo”, destacou Fernanda.

“Foi muito interessante participar do programa do FIEMG Lab. Foram semanas intensas, de muita troca de conhecimento e de muito aprendizado”, disse o CEO da DPR Engenharia, Denis Shiguemoto

Júlio Linhares, Analista de programação integrada da Vale e embaixador de um dos desafios, declarou que participar do programa foi gratificante e enriquecedor. “Só tenho a agradecer a experiência”.

Para conhecer mais sobre o Vale Challenge FIEMG Lab, acesse à landing page do programa. Para ficar por dentro de novas oportunidades de interação entre startups e indústrias acompanhe as redes sociais do FIEMG Lab (@fiemglab).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *