Nesta segunda-feira (21), a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) promoveu um seminário de boas-vindas aos compradores internacionais que participarão da 32ª edição do Minas Trend, entre os dias 22 e 24 de outubro, em Belo Horizonte. O evento é considerado o maior salão de negócios do setor da moda na América Latina.
O seminário, que integra a programação do Encontro de Negócios Internacionais, contou a participação de empresários, líderes sindicais e representantes de diversas instituições parceiras. Para o presidente do Conselho de Relações Internacionais da FIEMG, Alexandre Mello, ‘’a iniciativa é uma oportunidade de ampliar as exportações e importações nos segmentos de vestuário e acessórios’’. Mariângela Marcon, presidente da Câmara da Moda da FIEMG, ressaltou que, a cada ano, ‘’o Minas Trend tem se reinventado, com o objetivo de atender as novas demandas do setor’’. Ela ressaltou que, nesta edição, o evento será realizado no BH Shopping, a fim de aumentar a visibilidade do salão de negócios e ampliar o público presente.
Em seguida, a analista de políticas e indústrias da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ruth Fernández, destacou o papel estratégico do setor produtivo da moda na economia brasileira, reforçando a importância do Encontro de Negócios Internacionais para lojistas e expositores de várias regiões do Mundo. Logo após, Camila Paschoal, analista da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), lembrou das oportunidades que o evento oferece para os compradores internacionais e os benefícios de parcerias comerciais entre empresas brasileiras e estrangeiras. Na sequência, o consultor internacional da FIEMG, Alexandre Brito, apresentou o panorama geral da moda no país, analisando as tendências e desafios do mercado nacional.
Negócios Internacionais
Após um momento de apresentação dos compradores, Rebecca Macedo, gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEMG, e Viviane Brunnely, gerente do Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Distrito Federal, destacaram a importância do setor da moda na balança comercial de vários países, incluindo o Brasil. Elas também reforçaram a relevância de iniciativas como o Encontro de Negócios Internacionais e o Minas Trend, que potencializam o processo de internacionalização de marcas.
À tarde, os compradores participaram de rodadas de negócios virtuais com empresários de todo o país.
Clique aqui e confira mais fotos do evento.
Caio Tárcia
Imprensa FIEMG