A dupla Washington Ferreira e Jhonatan Azevedo, da Faculdade Anhanguera, de Belo Horizonte, venceu o concurso A Ponte e levou um prêmio de R$5 mil. Os vice-campeões foram Ederson Alves de Oliveira e Flavia Andrade Faria Vaz, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Câmpus Divinópolis, que vão receber R$ 2,5 mil. Uma das atrações mais aguardadas do Minascon 2024, a disputa encerrou, no fim da tarde deste sábado (6/7), a programação do evento mais importante da indústria da construção de Minas Gerais, realizado em Divinópolis, no Centro-Oeste mineiro, pela primeira vez.
O concurso desafiou estudantes a construírem protótipos de pontes com palitos de picolé e cola branca, aplicando conhecimentos de sistemas estruturais, mecânica e resistência dos materiais, criatividade e capacidade para resolver problemas. A quebra das pontes aconteceu no palco do Minascon, com o acompanhamento dos jurados, o presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares, o presidente do SINDUSCON-CO, Leonardo Antunes, e o presidente do SINDUSCON- Triângulo, Efhtymios Panayotes. A montagem dos protótipos foi realizada na quinta-feira.
A avaliação levou em consideração o desempenho estrutural das pontes, que equivale a 80% dos pontos, e a estética, que soma 20%. A ponte vencedora alcançou a pontuação de 98,67, com um protótipo de 993 gramas que suportou um peso de 190 kg.
Esse foi o terceiro concurso que a dupla vencedora participou e a primeira vez que fatura o prêmio. “As dicas são gestão do tempo, conhecimento de estrutura, equilíbrio da ponte e rigidez, são questões fundamentais para vencer o primeiro dia e ter um resultado de eficiência boa”, disse Washington Ferreira.
Ao todo, 12 duplas participaram da competição e cinco foram para a fase final. As demais foram desclassificadas por não atenderem aos requisitos previstos no edital do concurso, como tempo de execução, conformidade de medidas, justaposição de palitos, organização da equipe e participação sem intervenção de terceiros. Os competidores são graduandos em arquitetura e urbanismo, engenharias civil, mecânica, de produção e produção civil de instituições de ensino.
O Minascon 2024 é uma realização da FIEMG, por meio da FIEMG Regional Centro-Oeste, do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Centro-Oeste, da Câmara da Indústria da Construção da FIEMG. Conta também com o apoio máster do SEBRAE, patrocínio ouro da CAIXA e Governo Federal, patrocínio prata do CREA-MG, Codemge e Governo do Estado de Minas Gerais, além dos apoios do SEST SENAT e institucional do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU-MG).
Gracielle Castro e Rafael Passos
Imprensa FIEMG