O FIEMG Lab, hub criado pelo Instituo Euvaldo Lodi (IEL) com o objetivo de acelerar o futuro da indústria, recebeu, nesta quarta-feira (18), o prêmio mais importante do ecossistema de inovação aberta do país, o 100 Open Startups.
O ranking é uma publicação anual, utilizada por grandes instituições, para acompanhar as startups e scaleups mais atraentes para o mercado corporativo. A premiação destaca, ainda, as corporações e agentes do ecossistema, investidores e executivos que mais contribuíram com o desenvolvimento de crescimento de startups.
Na categoria Sistema S, 56 startups participantes do FIEMG Lab foram reconhecidas com 77 premiações, com destaque para as indústrias Stellantis, Novo Nordisk, Gerdau, Usiminas, Anglo American, Vale e RHI Magnesita.
Flávio Roscoe, presidente da FIEMG, ressaltou que o resultado mostra a capacidade de empreendedorismo do setor produtivo mineiro. Ele lembrou também da sinergia entre os vários ecossistemas de inovação mantidos pela Federação, que apoia e incentiva ações como essa.
Nesta edição, dos 908 agentes de ecossistema ranqueados por terem fomentado ações de inovação aberta, o FIEMG Lab recebeu 3 premiações: Top 1 Nacional Ecossistema (Sistema S, Entidades Públicas, Sindicais e Patronais), Top 1 Ecossistema Minas Gerais e Top 3 Nacional Ecossistemas.
“É com muita alegria e orgulho que recebemos a informação da primeira colocação no Ranking 100 Open Startups. O resultado é fruto do trabalho de uma equipe que acredita em uma metodologia voltada para o desenvolvimento e a aceleração da indústria”, afirma Gabriella Sant’Anna, gerente do programa FIEMG Lab.
Para Gustavo Macena, superintendente do Instituto Euvaldo Lodi e presidente do P7 Criativo, o reconhecimento mostra que a metodologia própria desenvolvida pelo FIEMG Lab vem sendo valorizada a nível nacional e internacional, já que tem alcançado, ano após ano, resultados expressivos.
Entenda como é formulado o ranking
O ranking destaca os atores do ecossistema que mais foram reconhecidos pelas startups e corporações premiadas neste ano. O FIEMG Lab teve sua contribuição reconhecida por 85 empresas premiadas em 2023. O levantamento levou em conta contratos e atividades realizadas entre julho de 2022 e junho de 2023.
Os parceiros do FIEMG Lab também foram reconhecidos. Todas as Indústrias do Futuro que foram parceiras do Hub no período estão presentes no ranking.
Confira, no vídeo abaixo, o depoimento do presidente da FIEMG, Flávio Roscoe: