O presidente da FIEMG Regional Rio Doce, Marcos Lopes, participou em 17 de junho da solenidade de certificação de 270 alunos dos cursos técnicos do SENAI, qualificados por meio do Programa Trilhas do Futuro, em parceria com o governo de Minas Gerais. Lopes destacou a importância do projeto para a formação da juventude, com destaque para empregabilidade e geração de renda em áreas de vocação econômica de Governador Valadares e região.
Essas localidades estão sinalizadas na pesquisa do Mapa do Trabalho Industrial, que motivou a escolha das turmas de automação industrial, desenvolvimento de sistemas, eletroeletrônica, eletromecânica, eletrotécnica, fabricação mecânica, mecatrónica, segurança do trabalho e sistema de energia renovável.
O vereador Paulinho Costa e a superintendente regional de ensino, Sandra Márcia, representando o governo de Minas, inspetores da Superintendência e equipes do SESI e SENAI de Valadares participaram do evento.
“É um momento histórico para o SENAI fazer parte do maior programa de qualificação profissional do estado. É preciso preparar mão de obra qualificada para a indústria e que atenda a demanda da sociedade. O mercado de trabalho tem exigido profissionais multifuncionais, empreendedores e ancorados em suas habilidades e competências. Tenho plena certeza que esses alunos saem preparados para enfrentarem os desafios desse novo tempo. O SENAI não é só um espaço de formação profissional, é uma escola de transformação de vidas e de preparação para um futuro promissor”, destacou o presidente.