A Câmara da Indústria da Construção da FIEMG se reuniu nesta quinta-feira (24/7), para debater temas atuais e essenciais do setor. O encontro, sob a coordenação do presidente do colegiado, Geraldo Linhares, aconteceu na sede da Federação, em Belo Horizonte.
Priscila Cangussu, gerente do SENAI Paulo de Tarso, apresentou alguns serviços e soluções desenvolvidos pela unidade voltados para a construção. Segundo Priscila, eles envolvem a análise, implementação, acompanhamento e ajustes de processos relacionados à qualidade da produção civil, além da capacitação de mão de obra.
Nessa direção, as formas de atuação do SENAI são por meio de consultorias integradas e individuais, sendo que essas compreendem diagnóstico, planejamento, implantação, capacitação, acompanhamento e avaliação de resultados
Outra consultoria oferecida pela unidade Paulo de Tarso é a implantação do BIM (Building Information Modeling) em construções. A sigla diz respeito a um conjunto de informações geradas e mantidas durante todo o ciclo de vida de uma edificação através de modelos digitais.
Esse sistema envolve modelagem para realizar análises, antecipar problemas, reduzir incertezas, aumentar rastreabilidade, comunicar e armazenar. A gerente citou que a consultoria se aplica a empresas, entidades e o poder público no diagnóstico, estruturação do BIM, modelagem, planejamento e gestão.
A participação de representantes do SENAI Paulo de Tarso na reunião, na visão de Priscila Cangussu, “evidenciou a proximidade da instituição da câmara, de empresas do segmento e o do Sinduscon no trabalho em prol do desenvolvimento da indústria da construção”.
Grandes eventos a caminho
BH vai receber importantes feiras e encontros da cadeira da construção neste segundo semestre. O primeiro será a Infra Business Expo, voltada ao setor de infraestrutura, que vai acontecer de 12 a 14 de agosto deste ano, no Expominas, reunindo grandes empresas do segmento.
Vice-presidente da Fiemg e presidente do Conselho de Infraestrutura da entidade, Emir Cadar Filho, que está à frente na organização da feira, falou sobre a programação do evento e convidou os integrantes da feira a participar . A feira terá seminário que vai debater assuntos estratégicos relativos à infraestrutura a partir da participação de grandes empresários, especialistas, executivos, CEOs e representantes do poder público. “A Infra Business Expo será uma oportunidade para troca de conhecimento, experiência e networking”.
Infra Business Expo, segundo Cadar, será realizada em um cenário em que Minas Gerais vê importantes obras de infraestrutura em evidência, como as concessões das BRs 040, 381, 262, Rodoanel, metrô, entre outros.
Já o Minascon, maior evento da construção do estado que vai acontecer em 25 e 26 de outubro, no BH Shopping, na capital. “Esperamos um evento diferenciado e muito interessante, com três auditórios reservados para palestras e grandes debates do nosso setor. Teremos cerca de 100 estandes de empresas”, ressaltou Geraldo Linhares.
Clique aqui e veja mais fotos da reunião da câmara
Rafael Passos
Imprensa FIEMG