Em 19 de outubro de 2023, o Sindicato das Indústrias do Mobiliário e de Artefatos de Madeira no Estado de Minas Gerais (Sindimov-MG) celebrou suas nove décadas de atuação com uma cerimônia memorável. O evento, que aconteceu na sede da entidade, em Contagem, contou com a revelação do painel “Linha do Tempo”, que ilustra a rica trajetória do sindicato.
Apesar da ausência do atual presidente, Mauricio de Souza Lima, devido ao falecimento de sua sogra, o evento prosseguiu respeitosamente com um minuto de silêncio em sua memória.
A trajetória apresentada evidenciou um saldo positivo para os associados, destacando ações de inteligência tanto no mercado nacional quanto internacional.
O sindicato, ao longo de sua história, sempre buscou a transformação. E em sintonia com o futuro, a entidade tem contado com o SENAI CEDETEM na atualização e qualificação da mão de obra do setor.
Um dos momentos mais tocantes da celebração foi a entrega de placas confeccionadas pelos alunos do SENAI CEDETEM, usando a tecnologia Ligno, que foi desenvolvida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e com base em madeira fornecida pela empresa associada, Madepel.
Carlos Alberto Homem, diretor administrativo financeiro do Sindimov-MG, destacou o papel crucial do projeto Tecnologia Ligno, que visa transformar resíduos da indústria moveleira em produtos de alto valor agregado.
Receberam as placas diversas personalidades, entre elas o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, que destacou a importância da união entre diferentes entidades na promoção do desenvolvimento sustentável. “Quando todos se unem no mesmo propósito de desenvolver a sociedade de maneira sustentável e econômica, é quando a gente faz a diferença e que impacta a sociedade”.
Nesse mesmo sentido, os alunos destaque do SENAI CEDETEM, Bruno Almeida e Miguel Domiciano, que representarão o SENAI na etapa internacional da Wordskills em 2024, na cidade de Lyon, na França, também receberam a placa de honra e se disseram lisonjeados com a homenagem, destacando a importância das entidades no futuro dos profissionais.
Os outros homenageados por honra ao mérito foram o professor Glaucinei Rodrigues Corrêa, da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG; o ex-aluno, empresário e atual diretor de tecnologia do Sindimov-MG, Gustavo Ladeira Rezende; o ex-presidente do Sindimov-MG no período de 1997 a 2000, Petrônio Pieri; o diretor administrativo financeiro do Sindimov-MG, Carlos Alberto Homem; e o gerente da unidade CEDETEM, Luiz Otávio Campolina, pelo seu mérito na liderança na instituição de ensino.
Finalmente, a solenidade teve um toque especial com homenagens surpresa a Maria Aparecida de Souza e Soraia Moreira, ambas reconhecidas pelo mérito e dedicação ao Sindimov-MG. A cerimônia foi, sem dúvida, um marco histórico que reforça a resiliência, o comprometimento e a visão de futuro do sindicato.
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG