Na manhã desta quinta-feira (08/2), a Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), por intermédio da sua Gerência de Energia, promoveu o workshop “Mercado Livre Varejista de Energia”, direcionado à representantes e empresários do setor produtivo. O encontro, na sede da entidade, em Belo Horizonte, contou com a presença do diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Ricardo Lavorato Tili.
Segundo a gerente de energia da FIEMG, Tânia Mara Costa Santos, este é um tema que a Federação mineira sempre defendeu e buscou dar exemplo. “A FIEMG, atenta às oportunidades do mercado, fez a adesão das suas unidades, cada qual no seu mercado, de modo que nos últimos 5 anos já teve uma economia de R$ 15 milhões nas contas de energia”, e também “recebemos o Certificado de Energia Renovável – o Selo Verde – e nos tornamos a primeira Federação das Indústrias a conquistar esse marco”, contou a anfitriã.
O workshop teve por objetivo esclarecer a abertura do mercado livre de energia e a redução dos custos para industriais de pequeno e médio porte, sobretudo, o aprimoramento da Resolução Normativa que regula a comercialização varejista de energia no Brasil. A ANEEL, representada por Tili, trouxe insights sobre as iniciativas de aprimoramento regulatório em andamento.
“O processo de migração antes da revisão da varejista era bastante custoso do ponto de vista financeiro e, também, do ponto de vista burocrático. Com a revisão, o nosso mote principal foi simplificar o processo de migração”, afirmou o diretor da Agência, que também foi relator Consulta Pública n° 28/2023, nos termos estabelecidos pela Portaria Normativa nº 50/2022 do Ministério de Minas e Energia. que prevê o acesso do consumidor varejista ao Mercado Livre de Energia desde o dia 1º de janeiro de 2024.
Sobre a procura pela migração ao mercado livre varejista, o diretor da ANEEL disse que em apenas um mês de vigência, a busca pela migração cresceu em 50%. “Só para esse ano, 14 mil consumidores solicitaram a migração, sendo este o maior número de todos os tempos”, contou.
A participação de Ricardo Tili no workshop contribuiu especialmente para que os industriais tenham ciência das oportunidades e vantagens do mercado livre varejista de energia. Veja aqui as imagens do encontro.
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG