A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) vem liderando uma importante missão empresarial ao Japão, desde 20 de junho, com o objetivo de ampliar horizontes, fortalecer a atuação global dos empresários mineiros e estimular a modernização industrial com base em boas práticas internacionais. A iniciativa foi articulada pelo presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, e conta com a participação de uma delegação composta por mais de 250 representantes, entre empresários, presidentes de sindicatos, parlamentares e autoridades públicas, incluindo o governador de Minas Gerais, Romeu Zema.
O objetivo é discutir temas fundamentais para as relações comerciais e econômicas entre os dois países, visando proporcionar ao público insights valiosos, oportunidades de negócios e networking, fortalecer a imagem de Minas Gerais como parceiro estratégico, bem como apresentar aos japoneses as oportunidades de parcerias bilaterais.
O setor industrial na região Centro-Oeste está representado pelo presidente do SINDUSCON-CO, Leonardo Antunes, presidente do SINDIMEI, Giuliano Dornas, presidente do SINDINOVA, Rodrigo Amaral Martins e o presidente do SINVESD, Mauro Célio Júnior, além de empresários do segmento industrial de diversos setores.
Para o Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, a pujança, pluralidade e relevância do segmento industrial na região tem muito a ganhar com o conteúdo inovador que as lideranças estão tendo acesso com a Missão. “O Japão está na vanguarda da tecnologia e inovação e a experiência que nossas lideranças estão adquirindo com essa iniciativa da FIEMG será um grande propulsor do desenvolvimento em nossa região”, destacou.
Durante a visita, o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, destacou o impacto da missão na construção de parcerias estratégicas: “Estamos buscando caminhos para tornar nossas empresas mais competitivas globalmente, e o Japão é referência nesse processo. A Expo Osaka mostra tecnologias de ponta, como as voltadas para a geração de energia por resíduos orgânicos, que podem ser adaptadas e aplicadas no Brasil. Estamos conectando o Brasil às principais tendências mundiais. O que vimos aqui nos prepara para o futuro e mostra que a indústria mineira tem um papel de destaque nesse cenário global.”
No pavilhão japonês, os participantes conferiram soluções como a produção de energia a partir de lixo orgânico e tecnologias de reciclagem por meio de microrganismos, capazes de degradar e recompor materiais – inovações com grande potencial de parceria com a indústria brasileira.
Já o governador Romeu Zema reforçou o papel do Estado como facilitador de investimentos: “Minas tem se destacado no Brasil por ter uma das legislações mais modernas e por oferecer um ambiente favorável aos negócios. Temos trabalhado para reduzir a burocracia e impulsionar quem produz e empreende”, afirma o governador.
A iniciativa da FIEMG tem patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), patrocínio prata da Usiminas e da Vale, patrocínio bronze da Sigma Lithium, parceria da Gerdau e apoio da Anglo American.