A força do Centro-Oeste Mineiro, potencializada pela Agência de Desenvolvimento Novo Oeste em Divinópolis, foi aplaudida por autoridades de várias entidades e associações de Minas Gerais. A 10ª Reunião Ordinária de 2024 do Sebrae-MG foi realizada em Belo Horizonte, nesta segunda-feira (28), com o objetivo de aprovar políticas, diretrizes e objetivos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. A Agência Novo Oeste foi representada pelo 1º Vice-Presidente, que é também presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares, a 1ª Secretária, Sara Maira, o Secretário Executivo, Marcelo Augusto e pelos integrantes do Sebrae na região, Leonardo Mól Araújo, da diretoria de Operações da Regional Centro-Oeste e Sudoeste e Dênis Magela, analista de negócios.
Os Conselheiros do Sebrae-MG conheceram o case de sucesso “Juntos Uma Nova História”, que mostra a linha do tempo desde a formação dos Líderes da Região Centro-Oeste até as entregas efetivas que a Agência impulsiona em prol do desenvolvimento econômico sustentável. Um dos grandes avanços é o Projeto Mais Grãos que incentiva o cultivo de soja e milho, já que 82% dos insumos para avicultura eram comprados em outros estados. Com o projeto e o plantio de grãos na região Centro-Oeste, metade dos insumos passou a ser negociada diretamente em terras mineiras. O projeto, desenvolvido em parceria com a empresa Avivar Alimentos e agricultores, possibilitou um novo capítulo para o crescimento do agro, mais trabalho e renda, e oportunidades de negócios.
O vice-presidente da Agência de Desenvolvimento e presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares, está á frente de um dos grupos temáticos da Agência Novo Oeste, o Agronegócio e Turismo. De acordo com o líder empresarial, a avaliação do primeiro ano de atuação da Agência de Desenvolvimento é positiva e a expectativa é que novas ações sejam implementadas no próximo ano. “Articulamos muitas frentes e, na área do Agroturismo, planejamos diversas ações, algumas já com atividades em andamento; estamos felizes com o trabalho que a Agência de Desenvolvimento vem realizando e esperamos mais parcerias e ações transformadoras para 2025”, enfatizou Eduardo Soares.
Diversidade
A Agência Novo Oeste foi criada a partir da formação do programa LÍDER – Lideranças do Desenvolvimento Regional, iniciado no ano de 2019, por uma iniciativa do SEBRAE-MG e de autoridades locais. A intenção é unir forças para fomentar a economia, incentivar o desenvolvimento econômico e criar melhores ambientes de negócios no território. Com o fortalecimento da Agência, diversos trabalhos foram criados e também viraram exemplos para outras regiões, como a Cartilha de Ambiência Legal para os municípios; o pacto pelo Ecossistema de Inovação Inova Novo Oeste e a criação do CIMMVI – Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos Municípios do Vale do Itapecerica – para prestar serviços de Licenciamento Ambiental aos municípios.
Os Conselheiros do Sebrae-MG manifestaram elogios e respaldaram as ações que estão alinhadas com os propósitos dos órgãos e dos governos, em prol do desenvolvimento sustentável. A Agência é a união dos esforços do Poder Público, da Iniciativa Privada e das Universidades, para repensar as práticas e construir um novo Centro-Oeste de Minas até 2030. Os três macros objetivos da Agência são: 1) Ambiência Legal favorável aos negócios; 2) Infraestrutura para atração de investimentos e apoio aos negócios; 3) Integração da Academia e dos Setores Produtivos.