
Na 6ª edição da WorldSkills Américas, realizada de 3 a 8 de novembro, em Santiago, no Chile, o time brasileiro conquistou 18 medalhas na competição e se consagrou como o grande campeão do maior torneio de educação profissional do continente. Dentre os vencedores está o aluno do SENAI de Pará de Minas, Welinton Mendonça, de 21 anos, que trouxe a medalha de ouro na categoria Desenho Mecânico em CAD.
O torneio reúne mais de 300 participantes, entre competidores, especialistas e delegados técnicos de 13 países: Bolívia, Barbados, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Brasil.
Para o medalhista, a experiencia de disputar e vencer uma competição no exterior representa a coroação de todo esforço e dedicação. “Participar da WorldSkills Américas me trouxe muito aprendizado, conexões, troca de conhecimento e evolução pessoal e profissional. É incrível estar em outro país e conseguir se destacar representando o Brasil e trazer essa medalha”, comemorou o medalhista de ouro.
O evento, considerado o principal encontro das Américas voltado à educação profissional, tem o objetivo de promover a troca de experiências, o aprimoramento técnico e a integração entre os países por meio da competição de habilidades.
O instrutor do SENAI Pará de Minas e treinador do Welinton, André Peixoto, pontuou que a Worldskills Américas é uma etapa importante na preparação pela etapa mundial que acontecerá no ano que vem em Xangai, na China. “Essa competição engrandece o nosso potencial frente a indústria mostrando como o SENAI vem se atualizando e formando cada vez mais profissionais de ponta”, finalizou.

Minas Gerais em destaque
A delegação mineira, formada por competidores do SENAI-MG, representou o Brasil em seis ocupações nesta edição da WorldSkills Américas: #04 – Mecatrônica; #05 – Desenho Mecânico em CAD; #23 – Robótica Móvel; #32 – Confeitaria; #48 – Indústria 4.0; e #54 – Segurança Cibernética.