Reunião realizada na tarde da última segunda-feira (11) na sede da FIEMG Regional Centro-Oeste, em Divinópolis, discutiu as estratégias para fomentar uma política de atração de investimentos para o município. Participaram do encontro o Presidente da entidade, Eduardo Soares; o Diretor de Gestão e Novos Negócios e o Gerente de Relações Institucionais da Invest Minas, Gustavo Almeida e Carlos Romualdo; o Diretor da Ciafal, Eduardo Fonseca Santos; o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Luiz Angelo Gonçalves e o Diretor da Teplan, Lucas Fernandes Soares.
O Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas (Invest Minas) é a Agência de Promoção de Investimentos do Governo do estado de Minas Gerais. Pioneira no Brasil, a agência atua promovendo a atração de investimentos, a expansão das empresas presentes no estado e contribuindo com a geração de empregos.
A reunião em Divinópolis teve como objetivo discutir as potencialidades da região e definir os próximos passos para uma política de atração de investimentos eficaz. De acordo com o Diretor de Gestão e Novos Negócios, os municípios têm condições de melhorar o ambiente de negócios, modernizando a legislação e tornando-a mais amigável para o setor produtivo. “São estratégias que certamente deixam a cidade mais atrativa para novos empreendimentos que gerem emprego e renda. Além disso, reforçamos a importância da participação do setor produtivo nesse processo, não somente como ator consultivo, mas efetivamente executor, coordenando e auxiliando sempre que for possível”, destacou Gustavo Almeida.
Durante o encontro ficou acertada a realização de um Simpósio com objetivo de capacitar o poder público municipal e o setor produtivo na atração de novos negócios. O evento deve acontecer no primeiro semestre de 2024 e vai levantar informações, mapeamento de potencialidades e demandas e capacitar os atores envolvidos no processo para que o seja estruturado um plano de atração baseado em evidências e estudos da região.
“Divinópolis tem uma indústria diversificada e temos potencial para receber investimentos em diversas áreas, mas reconhecemos a necessidade de estruturação de um projeto com estudos técnicos para corrigir e atender algumas demandas recorrentes em nosso município. Temos que começar de algum lugar e com apoio do Invest Minas e união entre o Poder Público e setor produtivo vamos fomentar nosso desenvolvimento”, finalizou Eduardo Soares.