Membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Divinópolis e do Grupo Gestor se reuniram no fim da tarde de ontem (13), na sede da FIEMG Regional Centro-Oeste. Entre os participantes estavam o atual presidente do COMDES e da FIEMG Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares, o presidente do grupo Gestor, Leonardo Antunes e o secretário municipal de desenvolvimento de Divinópolis, Igor Cardoso.
Esta foi a última reunião do COMDES com Eduardo Soares na posição de presidente e, conforme já acordado com o Poder Público, a gestão do Conselho será alternada entre representantes do Executivo e do setor empresarial, portanto, na reunião de março, o secretário Igor Cardoso assume o cargo pelos próximos 2 anos. Uma votação definirá o vice-presidente.
Pautas
A situação de pessoas em situação de rua em Divinópolis e possíveis ações para a solução do problema foi uma das pautas da reunião. Também foram apresentados metas e indicadores da Gestão 2025-2028. A definição dos principais objetivos e métricas de desempenho; análise das projeções econômicas e desafios; convocação para Assembleia Extraordinária; discussão detalhada das ações do Plano de Trabalho; estratégias para impulsionar o desenvolvimento econômico; overview das ações dos primeiros 100 dias; principais realizações e impactos e medidas adotadas para fortalecimento do setor econômico também estiveram em pauta.
Câmaras Temáticos
Ainda na reunião, foram apresentadas as Câmaras Temáticas do COMDES que nortearão as ações de trabalho forma estratégica. São elas: Agronegócio e Turismo; Tributos e Representações perante Órgãos Públicos; Infraestrutura e Inovação e Empreendedorismo.
De acordo com o presidente da FIEMG e do COMDES, Eduardo Soares, a criação de Câmaras Temáticas favorece a realização de ações mais direcionadas a cada segmento que interfere diretamente no desenvolvimento do município. “Atuando em frentes separadas conseguimos apresentar ações de forma mais estratégica e assim fomentar diversas áreas do desenvolvimento econômico e social de Divinópolis”, defendeu.
Eduardo Soares destacou ainda a presença do Grupo Gestor que irá atuar em conjunto com o COMDES, principalmente com participação nas Câmaras Temáticas.