
Lideranças de Divinópolis estão numa missão em Balneário Camburiú, Santa Catarina, para conhecer as instalações da usina de reciclagem que atende o município. Integram a comitiva, o presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares; o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Centro-Oeste de Minas (SINDUSCON-CO), Leonardo Antunes; o gerente regional do SEBRAE-MG, Leonardo Mol; o presidente da Agência Novo Oeste, Leonardo Gabriel; a vice-prefeita de Divinópolis, Janete Aparecida; o secretário municipal de desenvolvimento econômico, Igor Cardoso; o secretário de governo, Matheus Tavares e a analista técnica do SEBRAE-MG, Nayara Aguilar.
O grupo visitou a sede do SINDUSCON-BC, onde se reuniu com o presidente da entidade, Carlos Haacke para trocar informações, estratégias e boas práticas. Dentre os assuntos tratados, destaque para a Lei de Uso de Ocupação do Solo e o processo de reciclagem do resíduo sólido, assuntos de grande relevância para a sustentabilidade e desenvolvimento.

A comitiva teve ainda a oportunidade de conhecer o futuro edifício Senna Tower, empreendimento com mais de 550 metros de altura e 228 apartamentos. Uma infraestrutura completa para moradores, além de área de comércio e serviços. Também fez parte do roteiro, a visita ao Expocenter de Balneário Camboriú e a Usina de Reciclagem.
A usina funciona através da trituração dos restos de construção, como concreto, alvenaria e blocos cerâmicos. O material processado (agregado reciclado) pode então ser reutilizado em novas obras, como em bases para pavimentação e aterros, promovendo a sustentabilidade e a economia circular na construção civil.


De acordo com Roberto Bastos, sócio proprietário da Usicam, empresa responsável pela gestão da usina, o empreendimento tem capacidade para processar até 1.500 metros cúbicos de resíduos por dia, sendo que o despojo oriundo da construção civil é 100% reutilizado, não gerando nenhum descarte ao meio ambiente. Atualmente, a usina recebe 30 mil metros cúbicos por mês e, ainda segundo o empresário, o resultado não é ainda mais satisfatório por falta de conscientização. “A reciclagem da construção civil é primordial para um futuro sustentável, só que para isso funcionar é necessário mais consciência da própria população e até mesmo de algumas empresas para fazerem o descarte correto”, afirmou.
Para o presidente da FIEMG Regional e vice-presidente do SINDUSCON-CO, conhecer de perto uma usina que alcança 100% de reaproveitamento dos resíduos da construção civil mostra que é possível transformar desafios ambientais em oportunidades de desenvolvimento. “Esta missão reforça nosso compromisso em buscar soluções inovadoras e sustentáveis para o Centro-Oeste de Minas, estimulando a economia circular e fortalecendo a indústria da construção civil na região. Precisamos resolver esta questão em nosso município e que poderá servir de modelo para outros municípios de nossa região”.
Ainda segundo o presidente, o envolvimento do Poder Público, através da vice-prefeita e secretários, além dos representantes do SEBRAE e SINDUSCON-CO, enriqueceram ainda mais a visita e é a comprovação da importância da união se forças em prol do desenvolvimento. “Estamos voltando com muitas ideias para desenvolver e cuidar de nossa cidade e região, melhorando o ambiente de negócios e consequentemente a qualidade de vida a todos os cidadãos”, .finalizou Eduardo Soares.
