Curso Análise de Viabilidade Econômica, realizado na última semana (22 e 23/08), na sede da FIEMG Regional Centro-Oeste, reuniu empresários da indústria da construção civil. O treinamento foi ministrado pelo instrutor Roberto Rafael Guidugli Filho que é Engenheiro Civil, Mestre em Engenharia de Produção, Especialista em Engenharia Econômica, Professor e Consultor de empresas para sistemas de gestão da qualidade, processos de produção.
Com conteúdo programático rico e totalmente aplicável às rotinas dos empreendimentos, o curso abordou temas como introdução ao modelo matemático em viabilidade econômica; indicadores econômicos; investidores: o que buscam e como conquistar; parcerias estratégicas; terreno: preço, permuta e condições de pagamento; viabilidade econômico-financeira; estudo de massa arquitetônica; determinação do produto nos modelos de administração e de incorporação: análise da demanda e da oferta; datas do projeto e velocidade de venda; inteligência de mercado: Estudos, pesquisas qualitativa e quantitativa; marketing e comunicação; marca: branding – para o mercado, nas relações comerciais, na compra de lotes; curva de avanço físico-financeiro e impostos: o lucro presumido.
De acordo com o presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste e vice-presidente do SINDUSCON-CO, a capacitação dos gestores e profissionais é um fator competitivo para o negócio. “É importante buscar se atualizar, estar por dentro das inovações do segmento e a FIEMG atua fortemente no sentido de promover ações dessa forma, que trazem mais conhecimento e aumentam a competitividade da nossa indústria”, enfatizou.
Este é o primeiro curso do programa “Gestão para Construção Civil”, uma iniciativa do IEL, através do FIEMG Competitiva, que é composto por 5 treinamentos que serão desenvolvidos ao longo do ano.