A Escola SESI Divinópolis recebeu, na tarde da última sexta-feira (22), diversos gestores públicos da educação estadual e municipal da região. A visita é uma iniciativa da Superintendência Comercial da FIEMG, através do Agente de Relações com Mercado Governamental, Edgar Marcucci. Estavam presentes gestores educacionais de Lagoa da Prata, Oliveira, Arcos, Córrego Danta, Tapiraí e Divinópolis.
A Gerente da Unidade, Cintia de Oliveira Teixeira Sousa, e a equipe da Escola SESI Divinópolis fizeram demonstrações das tecnologias, propostas metodológicas e resultados da robótica na rede de ensino; o Agente de Relações com o Mercado Governamental, Edgar Marcucci, apresentou as possibilidades de parceria com as Secretarias Municipais de Educação para implantação da Robótica SESI na rede de escolas municipais.
Na ocasião, houve a entrega da proposta de parceria assinada pelo Município de Lagoa da Prata para implantação de aulas de robótica para alunos da rede pública do município, que será pioneiro e referência em inovação na educação no Centro Oeste de Minas. As negociações começaram em fevereiro desse ano quando o Prefeito de Lagoa da Prata, Di Gianne, e a Secretária de Educação, Adriana Aparecida Ferreira, estiveram, à convite da FIEMG, na etapa regional do Torneiro de Robótica SESI quando se comprometeram com a parceria. Com intermédio da SEMED de Lagoa da Prata alinhada à Gerência de Educação Básica SESI (GEB) foi possível viabilizar o projeto piloto de implantação da Robótica nas escolas do município.
De acordo com a Secretária de Educação, Adriana Aparecida, a Robótica é um segmento da tecnologia que vem crescendo bastante nos últimos tempos com avanços significativos para diversas áreas, desde a indústria até na medicina, promovendo inúmeros benefícios e facilidades. “As aulas e oficinas de Robótica estimulam a coordenação motora, ao ter que manipular as peças de forma estratégica; o raciocínio lógico, a fim de despertar no aluno a encontrar soluções para problemas, que pode ser feito em grupo, o que promove também maior interatividade e capacidade de trabalhar em equipe, uma habilidade crucial nos tempos atuais”, destacou.
Ao todo, 1.552 alunos serão atendidos, de 55 turmas de 1º ao 5º anos do ensino fundamental, em 3 escolas de Lagoa da Prata, com o TecEducacional.