Integrantes da Câmara de Turismo e Agronegócio da Agência Novo Oeste se reuniram na sede da FIEMG Regional Centro-Oeste da manhã de ontem (30/11) para discutir a abordagem de atuação para formatação de um Plano Regional de Desenvolvimento do Turismo. A provocação está sendo feita através da Agência Novo Oeste, articulada com atores locais, da cidade e da região. Dentre os participantes estava o Presidente das FIEMG Regional Centro-Oeste e vice-presidente da Agência de Desenvolvimento, Eduardo Soares, e a Analista de Negócios do SEBRAE-MG, Natália Henriger Milagres.
A Agência de Desenvolvimento Novo Oeste criou a Câmara de Turismo e Agronegócio na intenção de fomentar as atividades destes segmentos que são relevantes na geração de emprego e renda e no desenvolvimento socioeconômico. Para o Presidente da FIEMG RCO, a região se destaca no segmento industrial, comércio e serviços, mas precisa fortalecer também outras frentes buscando diversificar e movimentar a economia. “Entendemos que o Turismo tem grande potencial, só precisamos estudar as potencialidades, descobrir o que temos a oferecer e organizar isso de forma conjunta, pensando regionalmente”, explicou Eduardo Soares.
O Analista Técnico do SEBRAE, Dênis Magela contou que serão disponibilizados consultores para iniciar um trabalho de pesquisa, inventário e consultoria para desenvolver os setores promissores. “Temos avançado, já temos um levantamento de informações dos circuitos turísticos e será feito o mapeamento dos municípios que têm conexão com a rota turística da região. A gente sabe que o turismo na cidade é importante, mas o desenvolvimento se dá de modo regional”, enfatizou.