Os integrantes do grupo temático Turismo e Agronegócio da Agência de Desenvolvimento Novo Oeste se reuniram, na tarde de ontem (24), na sede da FIEMG Regional Centro-Oeste para exposição da conclusão da primeira etapa do Mapeamento das Oportunidades do Agronegócio na região. O estudo foi desenvolvido por consultores do Sebrae-MG e apresentado pelo aplicador da Agência, Humberto de Freitas Filho, e tem objetivo de reconhecer a importância estratégica que o agronegócio desempenha na promoção do crescimento econômico regional.
O estudo acompanhou 10 municípios da região e fez um levantamento das suas ofertas de produtos, serviços e potencialidades na área do agronegócio. Até o final desse ano, a expectativa é que os 54 municípios que compõem o Centro-Oeste sejam visitados. Gestores municipais interessados em integrar a rede podem procurar a Agência de Desenvolvimento.
O diagnóstico destacou a produção agrícola dos municípios, observou os aspectos empresariais, estudou comunidades, estrutura organizacional, métodos logísticos, padrões de qualidade, estratégias, tecnologia empregada e a dinâmica do setor agrícola como um todo.
De acordo com o aplicador, o estudo demonstrou que a concentração de produtos regionais em mercados robustos não apenas fomenta a economia local, mas também atrai a atenção de turistas e investidores interessados na cultura da região. “O diagnóstico que estamos desenvolvendo já revelou um panorama vibrante e repleto de oportunidades para fortalecer e expandir ainda mais o agronegócio no Centro-Oeste. Este ecossistema agrícola diversificado é uma riqueza única na região e precisa ser melhor explorado”, afirmou Humberto.
Para o Presidente da FIEMG RCO a região tem riquezas na área do Turismo e Agronegócio com potencial para alavancar o desenvolvimento e precisa da criação de uma agenda propositiva e estruturada. “Temos produções e eventos agrícolas suficientes para atrair pessoas de vários estados do país para conhecer nossa região, e a Agência de Desenvolvimento tem o papel de liderar a estruturação do projeto que vai organizar toda a cadeia do Turismo e Agronegócio e fomentar o desenvolvimento”, enfatizou o líder empresarial.
Além do Presidente da FIEMG e do Grupo Temático, Eduardo Soares, também estiveram presentes da reunião, representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Divinópolis (SEMDES), da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços (ACID), Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG), Isabel da Isatour Viagens e Jaime Martins Filho.