O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará realizou, na última quarta-feira (11), a terceira edição de uma Oficina de Comunicação. O treinamento aconteceu em Divinópolis, na sede da FIEMG Regional Centro-Oeste e buscou capacitar os porta-vozes do CBH para que estejam aptos a transmitir mensagens ao seu público, à imprensa e aos cidadãos em geral, de forma clara e precisa, através de técnicas ministradas por especialistas.
O treinamento faz parte do Programa de Comunicação Social e Relacionamento do CBH do Rio Pará. Membros da Câmara Técnica Consultiva (CTC) e do Grupo de Trabalho do Plano de Educação Ambiental (PEA), além da diretoria e outros membros do Comitê, participaram da oficina. As atividades foram conduzidas pela empresa TantoExpresso, mediadas pela jornalista e educadora organizacional Melânia Costa. “Todos nós somos porta-vozes, seja de uma ideia, de uma instituição ou de uma causa. E no caso da água, essa é uma grande causa. O nosso treinamento tem o objetivo de preparar os membros do Comitê para portar a voz da causa e da instituição” explica Melânia.
Na oficina, Melânia Costa falou sobre estratégias ligadas ao papel de porta voz, comunicação institucional, além de técnicas de oratória, postura em entrevistas, storytelling e relacionamento com a imprensa.
Para o presidente do CBH Pará, Túlio de Sá, que é analista ambiental da FIEMG Regional Centro-Oeste, a iniciativa é muito relevante para garantir o melhor posicionamento dos membros do Comitê. “Todos os membros têm o papel de representar o Comitê e precisam estar preparados para defender seus interesses e estar alinhados com seu propósito. Esse treinamento nos capacita nesse sentido já que somos todos porta-vozes do CBH Pará; é sempre muito proveitoso e eficaz”, enfatizou.
Larissa Reis, gerente de meio ambiente da prefeitura de Pompéu, participou do treinamento pela primeira vez e gostou da iniciativa do Comitê. “A comunicação e a oratória são pontos muito importantes, pra gente saber passar as informações para o público. Muitas vezes a gente tem o conhecimento, mas não sabe como repassar. E esses treinamentos são de grande valia para que a gente possa se preparar”, comenta.
Com o treinamento, o CBH do Rio Pará espera preparar os membros do Comitê para promover mobilização, espalhando o propósito de conservação dos recursos hídricos, construindo conexões baseadas em reputação e credibilidade. “Este é um treinamento técnico e comportamental. Nosso objetivo é discutir como as pessoas se posicionam e a influência disso na comunicação. Temos que pensar na construção das respostas, na postura e no discurso, para que as mensagens cheguem de maneira correta, atingindo o emocional, o racional e o lógico, passando a informação necessária”, complementa Melânia.
Foram realizadas várias atividades ao longo do treinamento, para que os participantes pudessem aprender, na prática, técnicas de desinibição, oratória e postura. Com isso, estarão ainda mais preparados para contribuir com o trabalho desenvolvido pelo CBH. “O Comitê é fundamentalmente um órgão de mobilização e comunicação com as pessoas. É o lugar onde todo mundo tem voz e vez, para mostrar os assuntos da bacia para as pessoas. E quem está trabalhando em prol dessa causa precisa saber como se comunicar sobre o trabalho do Comitê da forma mais assertiva possível. E se você não souber como se posicionar, perde a oportunidade de comunicar o que é realmente necessário. Foi um treinamento incrível e muito enriquecedor”, finaliza José Hermano Franco, secretário do CBH do Rio Pará.