Os aspectos da economia e as projeções para o próximo ano são assuntos que despertam grande interesse do setor empresarial e embasam a tomada de decisão dos empreendedores acerca do que pode afetar as organizações em diversos segmentos. Para ampliar o debate sobre o assunto, o auditório da FIEMG Regional Centro-Oeste em Divinópolis recebeu, na noite de hoje (22), a economista e comentarista da Rádio Itatiaia, Rita Mundim, que ministrou a palestra “Cenário Econômico e perspectivas para 2023/2024”. O evento é uma iniciativa do Sicoob Crediverde em parceria com a FIEMG Regional Centro-Oeste.
O presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares, fez a abertura do evento e destacou a importância da união entre as entidades. “Parcerias como essa, que trazem informação de qualidade com uma pessoa referência no assunto como a Rita Mudim, fortalecem as instituições, o setor produtivo e fomenta o desenvolvimento da região”, enfatizou Eduardo Sares. O presidente do Conselho de Administração do Sicoob Crediverde, Osvaldo Henriques, salientou a importância da economia compartilhada e o papel do cooperativismo na promoção do desenvolvimento.
Em sua apresentação, dentre outros assuntos, Mundim expôs um paralelo entre o início da revolução industrial e os tempos atuais. Para Mundim, hoje em dia, o principal capital é o conhecimento, a informação e o capital intelectual, pilares que detém poder transformador para solucionar problemas através da inovação e da tecnologia. Ainda de acordo com a economista, a indústria mineira passou por um período de recessão em todo território nacional, mas tem conquistado novamente o protagonismo em relação à economia. “Os investimentos da FIEMG e parcerias com o Governo do Estado, a exemplo do Programa Trilhas de Futuro, estão transformando a indústria mineira que tinha morrido e está renascendo com força total através dos investimentos em capital intelectual e tecnologia, que promovem eficiência e produtividade”, enfatizou.
Para finalizar, Mundim ressaltou a soberania nacional e o poder do associativismo em defesa do país. “O Brasil não é mais o país do futuro, tenho certeza que é o futuro do planeta. Temos que nos empoderar e brigar pra que não haja retrocesso, por isso é importante o associativismo, as nossa defesas estão com as instituições”, finalizou.
Sobre a convidada
Rita Mundim é Mestre em Administração, Especialista em Ciências Contábeis pela FGV e em Mercado de Capitais pela UFMG, Economista pela UFMG e professora da Fundação Dom Cabral. É também CFG (Certificação ANBIMA de Fundamentos em Gestão) e CGA (Certificação de Gestores ANBIMA) e Administradora de Carteira de Valores Mobiliários (CVM). É membro do Conselho de Política Econômica da FIEMG.