Avanço significativo na indústria energética em Minas Gerais, o Gasoduto responsável por levar gás natural de Betim a Divinópolis, foi inaugurado na manhã de hoje (17), em Ermida, distrito de Divinópolis, com a presença de funcionários da GASMIG, empresários, lideranças e autoridades, entre eles presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares, a vice-prefeita de Divinópolis, Janete Aparecida, o presidente da GASMIG, Carlos Colón, o vice-presidente da CEMIG, Marney Antunes, a secretária de estado de desenvolvimento, Mila Corrêa e o governador de Minas, Romeu Zema.

A Estação de Gás Ermida é o ponto final da linha tronco que passa por Divinópolis, Itaúna, Mateus Leme, Juatuba, Sarzedo, São Joaquim de Bicas e Igarapé. Juntos, os municípios representam 10% do PIB industrial de Minas Gerais e a expectativa é que distribua mais de 190 mil metros cúbicos de gás natural por dia.

Para o presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares, essa inauguração é a concretização de anos de articulação da Federação junto à GASMIG e ao Governo do Estado, através de um diálogo aberto que buscava o aumento da competitividade para o setor produtivo. “Os benefícios do gás natural incluem eficiência energética, redução de emissões, economia e consequentemente aumento da competitividade para a indústria, por isso, hoje celebramos junto dos nossos pares essa grande conquista pela qual lutamos ao longo dos anos. O Gasoduto passando por Divinópolis será um propulsor do desenvolvimento”, enfatizou.

A GASMIG é a distribuidora exclusiva de gás canalizado em Minas Gerais e atende atualmente mais 112 mil clientes em mais de 50 municípios mineiros O presidente da GASMIG, Carlos Colón, falou da relevância do Centro-Oeste para a economia de Minas destacou a chegada à região como um passo importante para a interiorização e universalização do gás no estado. “Essa região é um polo industrial de grande relevância para o estado e necessitava de um sistema canalizado de gás natural; com esse novo gasoduto o Centro-Oeste terá acesso a uma fonte de energia mais limpa, econômica, segura e eficiente. O gás natural ocupa um lugar de destaque na transição para uma matriz energética mais sustentável contribuindo para redução de emissões e fortalecimento da segurança energética do estado. Ao trazer o gás natural canalizado ampliamos as opções energéticas da região promovendo maior resiliência e flexibilidade para a indústria e para a sociedade”, destacou.

Com mais de R$ 800 milhões em investimento, as obras da linha tronco foram iniciadas em março de 2024 e geraram 15 mil empregos diretos e indiretos. De acordo com a vice-prefeita de Divinópolis, Janete Aparecida, a nova fonte energética coloca o estado novamente com projeção de crescimento na economia. A líder do executivo destacou ainda a importância da FIEMG nessa conquista. “Não podemos esquecer da atuação da FIEMG que já fala disso há anos e entende qual a vocação da nossa região. Aumento de emprego e renda só é possível com energia; com as fontes que tínhamos atualmente não seria possível ampliar, a indústria não tinha como crescer mais, hoje entramos numa outra seara, podendo oferecer emergia suficiente para atrair novas empresas – isso é caminhar com a economia”, destacou.

A secretária de estado de desenvolvimento, a divinopolitana Mila Corrêa, contou que desde criança já ouvia sobre o projeto do gasoduto. “Esse é um projeto relevante para expansão industrial, um ponto diferencial para a cidade e região. A FIEMG é uma grande parceria do Governo do Estado, participou do movimento de quase três décadas de discussão desse projeto que é tão importante e hoje se torna realidade”.

O Governador Romeu Zema lembrou que o Centro-Oeste recebeu recentemente novas subestações da CEMIG e listou futuras obras a serem inauguradas no próximo ano, destacando que a região se encontra com grande oferta energética para atrair investimentos e gerar negócios. “A região fica ainda mais bem servida, não vai faltar opção de energia para o setor produtivo, que até pouco tempo encontrava dificuldade. Hoje temos uma economia mais diversificada, cada vez mais menos dependente da mineração, crescemos acima da média do Brasil, geramos mais de 1milhão de empregos com carteira assinada e acreditamos que Minas vai continuar avançando e prosperando. Entramos num círculo virtuoso reflexo do trabalho em equipe”, finalizou.

Para garantir a proximidade e excelência aos clientes da região, foi inaugurado também um novo Centro de Distribuição em Divinópolis, o CD Oeste, que contará com estrutura e equipe próprias garantindo agilidade operacional, qualidade de atendimento e reforçando a atuação local.