Lideranças e referências em desenvolvimento econômico de vários estados do país se reuniram no 3º Seminário de Desenvolvimento Econômico dos Territórios Empreendedores. O evento, realizado pelo Sebrae Minas e pela Agência Novo Oeste, começou ontem (31/10) e foi encerrado hoje (01/11).
O Seminário tem como foco discutir estratégias para impulsionar o desenvolvimento da região centro-oeste de Minas Gerais e reuniu líderes do setor público e privado, representantes de instituições de ensino, entidades de classe e sociedade civil. Dentre as autoridades presentes, o Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares, participou representando a Agência de Desenvolvimento Novo Oeste, entidade da qual é vice-presidente.
A programação do primeiro dia do evento contemplou uma palestra com o ex-Ministro de Ciência e Tecnologia, Paulo Alvim, que abordou o “futuro do desenvolvimento econômico dos territórios”. Outro destaque do evento foi a participação de Silvio Barros, ex-prefeito de Maringá e ex-secretário de Planejamento e Coordenação Geral do Governo do Paraná, que compartilhou sua visão sobre “Os desafios das cidades do futuro.
Para encerrar o Seminário, na manhã de hoje (01/11), o público teve a oportunidade de acompanhar a apresentação dos grupos LIDERES: Aliança Minas da Mantiqueira e Montanhas do Sudoeste Mineiro. Foi realizada também uma mesa redonda para compartilhar e discutir a experiência de aplicação dos projetos Territórios Empreendedores em Pernambuco, Goiás e, atualmente, no centro-oeste de Minas Gerais.
Em seu pronunciamento, a Vice-prefeita de Divinópolis, Janete Aparecida, destacou a necessidade do trabalho conjunto entre entidades de classe, setor empresarial e poder público na busca por conhecimento e troca de experiências. “A gente só consegue fazer o nosso melhor quando paramos para recarregar e buscar conhecimento, porque assim, a gente consegue entregar melhor, planejar melhor e executar melhor. É importante aprender com os bons resultados das outras pessoas, prefeituras, instituições e empresas”, finalizou.
Para Eduardo Soares, na ocasião representando a Agência de Desenvolvimento Novo Oeste, problemas complexos demandam estratégias multifatoriais e por isso a necessidade da criação de grupos temáticos para tratar os assuntos de forma pontual e estratégica. Os temas “Infraestrutura” e “Turismo e Agronegócio” já são tratados pela Agência Novo Oeste através dos seus respectivos grupos, sendo que o último, firmou parceria com o Sicoob CrediVerde para o desenvolvimento de projetos para a região.
O líder empresarial apresentou ainda, ações, estratégias e o plano de ação do Grupo Novo Oeste, com destaque para a importância da criação de um Conselho Municipal de Desenvolvimento, a exemplo do que ocorreu em Divinópolis. “São diversas questões que têm impacto direto no desenvolvimento e precisam da atuação conjunta do Poder Público e entidades para darem celeridade, desburocratizar e fomentar o desenvolvimento. Estamos aqui para escutar e apresentar boas ideias que possam impulsionar nossa região”, finalizou.
O evento conta com a parceria da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Itapecerica (AMVI), Sicoob Centro União, Sicoob Copermec, Sicoob União Centro-Oeste e Sicredi. O 3º Seminário de Desenvolvimento Econômico dos Territórios Empreendedores promete ser um espaço valioso para discussões e estratégias que visam o crescimento e desenvolvimento econômico da região centro-oeste de Minas Gerais.